vSphere PowerCLI – Administração da infra VMware através de scripts

Quem me acompanha sabe que eu busco automatizar tarefas corriqueiras utilizando ferramentas e/ou scripts de forma a facilitar o trabalho de administração tornando possível o direcionamento do curto tempo que temos para estudos, capacitação, aprender novas tecnologias, desenvolver novas soluções enfim…

Seguindo nesta linha, para quem trabalha com VMware, recomendo o vSphere PowerCLI, que é uma poderosa, excelente e gratuita ferramenta de linha de comando, baseada em Windows PowerShell que disponibiliza ao administrador mais de 370 cmdlets para gerenciamento, automatização e documentação do vSphere e vCloud.

A instalação é bem simples, pode ser feita em máquinas com Windows 7, Windows 8 e Windows Server 2008 R2 que já possuem PowerShell de forma nativa No Windows XP, Windows Vista, Windows 2003 e Windows 2008 deve ser feito o download e a instalação do PowerShell.

Iniciando com o PowerCLI

Execute o PowerCLI como Administrador, clicando com o botão direito e selecione a opção “Executar como Administrador”

powercl

Antes de mais nada vamos garantir que a execução de scripts PowerShell esteja habilitada. Para saber mais sobre vejam este post.

Execute o comando Set-ExecutionPolicy Unrestricted

Digite S para aceitare Enter.

powercl2

Para começar a trabalhar será necessário conectar o PowerCLI no seu vCenter, se houver, ou em um host específico, para isso digite no prompt o comando:

Connect-VIServer

Entre com as informações do servidor (endereço ip/hostname) e com as credenciais devidas para administração.

Pronto. Agora você já está com o ambiente pronto para começar a extrair informações relevantes a respeito do seu ambiente VMware como Hosts, Máquinas Virtuais, Rede, Discos, Cluster entre outros itens.

Não tem muita experiência com scripts? Não se preocupe, a VMware disponibiliza uma série de documentos além da lista com todos os Cmdlets disponíveis após a instalação do PowerCLI.

Links úteis:

Download vSphere PowerCLI

Documentação PowerCLI

Há tempos atrás publiquei um post a repeito dos posters de referência que a VMware disponibiliza a fim de facilitar a adoção da ferramenta. Vejam aqui.

Nos próximos posts eu vou passar alguns scripts bastante úteis que utilizo para facilitar a administração da infra VMware. Aguardem!

1 comentário em “vSphere PowerCLI – Administração da infra VMware através de scripts”

  1. Paulo, muito interessante, não conhecia seu blog, a partir de hoje vou começar a seguir.
    Um abraço.
    Rafael Ramos

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.