Pessoal,
nõa preciso nem dizer a importância de uma certificação no currículo de um profissional de TI hoje em dia. Em alguns casos e ocasiões deixaram de ser o diferencial passando-se indispensáveis em determinados casos. Navegando pelo site MCP, encontrei os 6 passos que o profissional deve seguir para alcançar uma certificação, segundo a Microsoft, com direito a alguns comentários meus.
1- Defina qual certificação fazer: Procure fazer aquela que correponde à sua área de atuação e ao que você tem afinidade e gosta de fazer. Não pense apenas naquela que pode oferecer maiores oportunidades ou maiores possibilidades de ganhos financeiros.
2 – Ganhe experiência no produto ou tecnologia antes de fazer a certificação: De que adianta ter certificado e não ter a vivência na solução. No caso da Microsoft, aprofunde os conhecimentos em Windows, SQL, ISA Server, Exchange, MOM, SMS…
3 – Expanda seu conhecimento fazendo um treinamento oficial: Na minha opinião, cursos não são obrigatórios para o sucesso nos exames. Por experiência própria posso dizer isso. Fiz a formação completa do NT 4.0 e depois só fiz dois treinamentos. Com bons livros, disciplina e experiência é possível a aprovação nos exames. Mas, para os que estão começando, os cursos são indispensáveis.
4 – Procure saber o conteúdo de cada exame antes de fazê-lo: Para cada exame a Microsoft disponibiliza em seu site MCP (www.microsoft.com/mcp), um Study Guide com a ementa de todo o conteúdo que poderá ser cobrado no exame, inclusive indicando quais cursos oficiais abordam o assunto.
5 – Faça simulados antes de fazer os exames: Existe uma infinidade de simulados disponíveis na Internet, cuidado com a escolha. Procure fazer os Trancenders (http://www.transcender.com/). Os do Júlio Battisti também são bons, porém em português. A Microsoft recomenda os que podem ser vistos em http://www.microsoft.com/learning/mcpexams/prepare/practicetests.mspx
6 – Marque e faça os exames: Após uma boa preparação, com livros, cursos (ou não) e simulados, procure um centro autorizado VUE ou Prometric e marque o exame.