Vista é mais seguro que Linux e OS X, diz MS
Segunda-feira, 25 de junho de 2007 – 20h51
SÃO PAULO – Um relatório divulgado pela Microsoft afirma que o Windows Vista, desde o seu lançamento, tem menos vulnerabilidades sérias que o Linux e o OS X, da Apple.
Especificamente, o relatório compara o número de brechas de segurança registradas nos seis primeiros meses de vida no Vista, Windows XP, Red Hat Enterprise Linux 4 Workstation, Ubuntu 6.06, Novell SUSE Linux Enterprise Desktop 10.8, Mac OS X 10.4 e outros.
A conclusão, sempre segundo a Microsoft, é de que o Vista teve 12 brechas corrigidas. Em comparação, o Red Hat Workstation teve 281, sendo 86 de “alta severidade”. O Ubuntu teve 145 vulnerabilidades, 47 graves; o SUSE, 159, 50 severas; e o Mac OS X, 60, com 18 de alta severidade.
O relatório é apresentado por Jeff Jones, diretor de estratégia de segurança da Microsoft. Seus números e conclusões já estão sendo postos em dúvida. Uma das críticas feitas a ele refere-se à relação entre falhas conhecidas e corrigidas. Aponta-se, por exemplo, que o Red Hat teve mais brechas, mas resolveu 81% das falhas conhecidas, enquanto a taxa de correção no Vista é de apenas 48%.
O relatório original de Jones, em formato PDF, está neste endereço.