Notebook Eee PC da Asus

Saiu no IDG Now! Essa é boa
 
 

Laptop de baixo custo Eee PC da Asustek Computer terá Windows XP

Por IDG News Service/Taipé
 

Taipé – Modelo possui processador Intel Celeron M 900MHz e 512 MB de memória DRAM – a mesma configuração de hardware do modelo com Linux.

O sistema operacional Windows XP da Microsoft será embutido em uma versão do laptop de baixo custo da Asustek Computer, o Eee PC, no final deste ano, anunciaram as empresas nesta terça-feira (16/10).

O Eee PC é voltado a crianças e mercados em desenvolvimento, pesa um quilo e sua tela LCD tem 7 polegadas. Uma das versões do laptop começou a ser vendida oficialmente nesta terça-feira, em Taiwan, por 340 dólares, com câmera e alto-falantes – além de aceitar comandos de voz.

A Asustek mostrou também um Eee PC rodando o Windows XP Professional 2002 SP2. A configuração de hardware é a mesma do modelo baseado em Linux – processador Intel Celeron M 900MHz, 512 MB de memória DDR2 DRAM e 4 GB de drives flash.

O modelo com Windows vem com o Word, PowerPoint e Excel nas versões do Office 2003.


A Asustek anunciou outras três configurações do PC, que serão lançadas no final de novembro. As quatro versões do Eee PC – incluindo a recém-lançada – irão rodar o sistema operacional Linux.

O modelo mais barato anunciado pela empresa é o “Surf”, com drive de memória flash de 2 GB, que chega ao mercado no fim de novembro por 245 dólares.

Os Eee PCs com Linux possuíam 40 aplicações, incluindo o Skype, Firefox e links rápidos para documentos do Google e outros serviços. Eles também incluem ferramentas educacionais e games para crianças.

A Asustek já recebeu um pedido de um milhão de unidades de um governo interessado em usar os Eee PCs em escolas, segundo o presidente de vendas da empresa, Jonathan Tsang. Ele se recusou a revelar o nome do cliente.

Os laptops terão suporte às línguas Chinês e Inglês. Inicialmente, os modelos chegarão ao mercado de Taiwan. Em seguida, serão vendidos a países com população que fala inglês e por sites de comércio eletrônico.

Baixo custo do Windows XP
“O Windows XP se encaixa no segmento de baixo custo”, declarou o gerente geral da Microsoft em Taiwan, Davis Tsai.

Apesar disto, o problema com o sistema operacional é que a MS tenta agir a favor da versão mais recente, o Windows Vista. As vendas do XP irão se estender até junho de 2008, segundo Tsai, mas o futuro para este sistema ainda está obscuro.

Os grupos que investem em laptops de baixo custo, contudo, podem não se dar bem usando o Vista, já que ele requer mais hardware, o que torna os modelos mais caros do que com o uso do XP.

Quando questionado sobre a continuidade de vendas do XP para o segmento de baixo custo da indústria de PCs, Tsai disse apenas que a Microsoft trabalhará com parceiros, sem fazer outros comentários.

Dan Nystedt, editor do IDG News Service, de Taipé

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: