Notebook Eee PC da Asus

Saiu no IDG Now! Essa é boa
 
 

Laptop de baixo custo Eee PC da Asustek Computer terá Windows XP

Por IDG News Service/Taipé
 

Taipé – Modelo possui processador Intel Celeron M 900MHz e 512 MB de memória DRAM – a mesma configuração de hardware do modelo com Linux.

O sistema operacional Windows XP da Microsoft será embutido em uma versão do laptop de baixo custo da Asustek Computer, o Eee PC, no final deste ano, anunciaram as empresas nesta terça-feira (16/10).

O Eee PC é voltado a crianças e mercados em desenvolvimento, pesa um quilo e sua tela LCD tem 7 polegadas. Uma das versões do laptop começou a ser vendida oficialmente nesta terça-feira, em Taiwan, por 340 dólares, com câmera e alto-falantes – além de aceitar comandos de voz.

A Asustek mostrou também um Eee PC rodando o Windows XP Professional 2002 SP2. A configuração de hardware é a mesma do modelo baseado em Linux – processador Intel Celeron M 900MHz, 512 MB de memória DDR2 DRAM e 4 GB de drives flash.

O modelo com Windows vem com o Word, PowerPoint e Excel nas versões do Office 2003.


A Asustek anunciou outras três configurações do PC, que serão lançadas no final de novembro. As quatro versões do Eee PC – incluindo a recém-lançada – irão rodar o sistema operacional Linux.

O modelo mais barato anunciado pela empresa é o “Surf”, com drive de memória flash de 2 GB, que chega ao mercado no fim de novembro por 245 dólares.

Os Eee PCs com Linux possuíam 40 aplicações, incluindo o Skype, Firefox e links rápidos para documentos do Google e outros serviços. Eles também incluem ferramentas educacionais e games para crianças.

A Asustek já recebeu um pedido de um milhão de unidades de um governo interessado em usar os Eee PCs em escolas, segundo o presidente de vendas da empresa, Jonathan Tsang. Ele se recusou a revelar o nome do cliente.

Os laptops terão suporte às línguas Chinês e Inglês. Inicialmente, os modelos chegarão ao mercado de Taiwan. Em seguida, serão vendidos a países com população que fala inglês e por sites de comércio eletrônico.

Baixo custo do Windows XP
“O Windows XP se encaixa no segmento de baixo custo”, declarou o gerente geral da Microsoft em Taiwan, Davis Tsai.

Apesar disto, o problema com o sistema operacional é que a MS tenta agir a favor da versão mais recente, o Windows Vista. As vendas do XP irão se estender até junho de 2008, segundo Tsai, mas o futuro para este sistema ainda está obscuro.

Os grupos que investem em laptops de baixo custo, contudo, podem não se dar bem usando o Vista, já que ele requer mais hardware, o que torna os modelos mais caros do que com o uso do XP.

Quando questionado sobre a continuidade de vendas do XP para o segmento de baixo custo da indústria de PCs, Tsai disse apenas que a Microsoft trabalhará com parceiros, sem fazer outros comentários.

Dan Nystedt, editor do IDG News Service, de Taipé

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.