Filtrando a distribuição de IPs via MAC Address

Amigos leitores do blog,
 
Como sempre venho trazer dicas interessantes para Administradores de Servidores Windows.
 
Antes de mais nada tenho uma pergunta para fazer a vocês que utilizam o Serviço DHCP através de Servidores Windows:
 
Seria desejo de vocês ou já houve a necessidade de fazer um controle da distribuição dos IPs pela sua rede através da restrição por MAC Address?
 
Sim? Bom nativamente isso não seria possível pois o serviço DHCP do Windows Server 2003 e 2008 não possui este recurso nativamente.
 
Então como proceder?
 
 
Resumindo, uma dll é adicionada possibilitando a utilização deste recurso e então você passa a poder restringir ou liberar o acesso à sua rede filtrando por MACs de uma forma simplificada através da edição de um arquivo txt.
 
Espero que aproveitem.
 
Ainda estou devendo o post do TechED 2010. Aguardem!
 
Abraços e bom final de semana!
 
 
 
 
 
 

Paulo Sant’anna
MVP Windows Server – Management Infrastructure
Consultoria:
http://www.inventit.com.br
Blog: http://paulosantanna.spaces.live.com
Twitter: http://twitter.com/paulo_santanna

 

1 comentário em “Filtrando a distribuição de IPs via MAC Address”

  1. Olá amigo, baixei o aplicativo e cadastrei os endereços mac´s. Entretanto, verifiquei que quando eu conectava a rede máquinas que não estavam cadastradas e que possuiam OS Xp essas máquinas eram barradas conforme deveria ser, até então tudo ok!
    Porém quando conectava máquinas com Windows 7 e que também não estava cadastrada na lista de mac permitido ela funcionava normalmente e pegava ip. Sabe me dizer o motivo e se tem alguma solução?
    Obrigado.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.