Amigos leitores do blog,
Como sempre venho trazer dicas interessantes para Administradores de Servidores Windows.
Antes de mais nada tenho uma pergunta para fazer a vocês que utilizam o Serviço DHCP através de Servidores Windows:
Seria desejo de vocês ou já houve a necessidade de fazer um controle da distribuição dos IPs pela sua rede através da restrição por MAC Address?
Sim? Bom nativamente isso não seria possível pois o serviço DHCP do Windows Server 2003 e 2008 não possui este recurso nativamente.
Então como proceder?
Basta seguir o procedimento descrito em http://blogs.technet.com/b/teamdhcp/archive/2007/10/03/dhcp-server-callout-dll-for-mac-address-based-filtering.aspx
Resumindo, uma dll é adicionada possibilitando a utilização deste recurso e então você passa a poder restringir ou liberar o acesso à sua rede filtrando por MACs de uma forma simplificada através da edição de um arquivo txt.
Espero que aproveitem.
Ainda estou devendo o post do TechED 2010. Aguardem!
Abraços e bom final de semana!
Paulo Sant’anna
MVP Windows Server – Management Infrastructure
Consultoria: http://www.inventit.com.br
Blog: http://paulosantanna.spaces.live.com
Twitter: http://twitter.com/paulo_santanna
Olá amigo, baixei o aplicativo e cadastrei os endereços mac´s. Entretanto, verifiquei que quando eu conectava a rede máquinas que não estavam cadastradas e que possuiam OS Xp essas máquinas eram barradas conforme deveria ser, até então tudo ok!
Porém quando conectava máquinas com Windows 7 e que também não estava cadastrada na lista de mac permitido ela funcionava normalmente e pegava ip. Sabe me dizer o motivo e se tem alguma solução?
Obrigado.