Problema: Configurando o IIS para hospedar aplicações desenvolvidas em ASP.NET 4.0 /Falha de conexão ao SQL Express

Ola pessoal,

Semana passada passei por uma situação inédita para mim em um cliente cuja resolução estava em um paper da Microsoft que compartilho aqui.

Cenário: Aplicação baseada em ASP.NET 4.0, criada no Visual Studio 2010 e database gerado pelo mesmo em um SQL Server Express 2008 R2.

Necessidade: Hospedar aplicação em um Servidor Windows Server 2008 R2 com IIS 7.5

Problema: Role do IIS habilitada, aplicação criada e iniciada, porém as páginas .aspx não executam.

Solução: Download/instalação do .NET 4.0 e mudança da versão do .NET Framework de v 2.0 para v 4.0 no Application Pool da aplicação.

Ok. Versão do ASP.NET correta porém as páginas ainda não abrem e ainda retornam falha de conexão ao banco SQL Express.

“Falha ao gerar uma instância de usuário do SQL Server devido a falha na recuperação do caminho de dados de aplicativo local do usuário. Verifique se que o usuário tem um perfil de usuário local no computador. A conexão será fechada.”

Como o projeto foi gerado localmente, em um Visual Studio, por default a aplicação tem o Application Pool configurado para rodar como “ApplicationPoolIdentity” que é criado pelo IIS para cada pool de aplicativos existente no servidor web e utiliza uma conta virtual com o nome do pool de aplicativos executando os processos do pool de aplicativos de trabalho sob esta conta.

A solução consiste em mudar o Application Pool para rodar sob a conta “NETWORK SERVICE” conforme descrito em http://migre.me/9anUJ

Outro ponto, a aplicação foi desenvolvida em plataforma 32 bits. Para executar no IIS 7.5 (Plataforma 64 bits), configure também nas propriedades do Application Pool a opção Enable 32-bit Applications, que vem desabilitada por padrão conforme a figura abaixo.

Sistema rodou perfeitamente e conexão ao banco idem.

Problema resolvido, cliente satisfeito.

Paulo Sant´anna
Especialista em Infraestrutura de TI
ITIL V3 | MCT | MCSE | MCSA | MCTS | MCP | CCA | CCSA

2 Responses to Problema: Configurando o IIS para hospedar aplicações desenvolvidas em ASP.NET 4.0 /Falha de conexão ao SQL Express

  1. Valeu cara você me ajudou muito hem. faz tempo que eu tava batendo cabeça com esse problema e finalmente você apareceu com essa luz no fim do túnel kkk munha salvação

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: