Criação de imagem padrão do Windows 7 em um Pen Drive

Ola pessoal,

Já estamos nos preparando para a chegada do Windows 8, porém o mercado nos mostra que o Windows 7 ainda terá vida longa, principalmente no mercado corporativo onde muitas empresas acabaram de migrar suas máquinas e apesar da aparente facilidade de upgrade para o Windows 8, sem duvida o Windows 7 ainda permanecerá por um bom tempo no cotidiano dos profissionais de TI/Infra/Suporte.

Portanto continuaremos instalando e suportando estações de trabalho e notebooks com Windows 7 em nossos clientes. Mas para evitar o trabalho de a cada instalação ter que instalar drivers, atualizações, aplicativos, ativar o Windows, instalar impressoras, fazer configurações e etc, podemos criar uma imagem padrão, independente de hardware, com todos esses itens que citei a armazena-la em um pen drive.

Para isso precisamos de um computador (PC do Técnico), onde será instalado o Windows AIK, um outro computador (PC de Referência) onde serão instalados o Windows 7, todos os aplicativos necessários, feito o Windows Update e todas as configurações que você desejar. Após isso será gerada uma imagem através do imageX e salva em um Pen Drive USB (Recomendo um de no mínimo 8 GB).

O procedimento passo a passo para a criação da imagem está disponível aqui.

Façam bom proveito utilizem este recurso para agregar valor ao serviço de vocês. Lembrem-se temos que utilizar as ferramentas disponiveis para otimizar tarefas do nosso dia-a-dia.

Existem métodos para automatizar ainda mais a implementação de sistemas, fazendo a distribuição via rede, utilizando ferramentas como MAP, MDT, USMT e WDS. Em breve abordaremos aqui no blog.

Paulo Sant´anna

Especialista em Infraestrutura de TI

ITIL V3 | MCT | MCSE | MCSA | MCTS | MCP | CCA | CCSA

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: