CES 2013, lançamentos e algumas tendências

CES 2013, lançamentos e algumas tendências

Por Paulo Sant´anna

Entre os dias 8 e 11 deste mês ocorreu a feira anual Consumer Eletronics Show (CES) na edição 2013. Para quem não conhece, o evento faz parte do calendário mundial dos amantes de tecnologia e nele grandes fabricantes anunciam novidades e lançam produtos.

ces2013

O interessante é que neste ano os PCs, que tradicionalmente eram os grandes destaques da feira, neste ano foram ofuscados por smartphones, tablets e TVs, que cada vez mais trazem recursos e funcionalidades de PCs como assistir videos via steaming através de serviços como o Netflix e navegar na web, inclusive utilizando teclado e mouse. A tendência é que usuários que utilizem computadores apenas para acesso a web substituam os mesmos por uma SmartTV, além de haver uma convergência entre os diferentes dispositivos.

Sem duvida alguma o mercado de TI já mudou, o PC deixou de ser o elemento principal do ecossistema. Esta afirmação pode ser comprovada com a queda anual no numero de PCs vendidos. Na verdade, os grandes fabricantes já estão investindo em Notebooks finos e leves, com telas sensíveis ao toque, que sejam híbridos, podendo tornar-se tablets, até para atrair os consumidores que podem ter duas funcionalidades em um equipamento. Com o teclado conectado, terá um notebook poderoso e leve. Desconectando o teclado, terá um tablet. Ponto para o Windows 8, que é um sistema adequado para as duas plataformas.

Vale citar que no mercado corporativo, grandes empresas ainda compram PCs em um bom número, o que acaba dando uma “sobrevida” a este tipo de equipamento.

Lançamentos da Asus, Amazon e Google

A Asus anunciou semana passada um Tablet com Android, na versão 4.1 (Jelly Bean) que é similar ao Nexus 7, da Google e fabricado pela própria Asus. Segundo esta, o Nexus, modelo com 16 GB e sem 3G vai ser vendido aqui no Brasil por R$ 1.300,00.

Aliás, a Amazon instalou quiosques em 4 shoppings aqui no Brasil, onde o Kindle está exposto para visualização, teste e compra por R$ 299, valor que pode ser dividido em até 12 vezes sem juros. O interessante é a possibilidade do publico poder conhecer o produto e verificar a experiência de leitura em um dispositivo e-reader. Lembrando que a Livraria Cultura já oferece, o Kobo,  um e-reader similar e que vende livros no formato digital aqui no Brasil.

Kobo

Existem rumores que a Google está interessada em ingressar no mercado de desktops e notebooks com o Android. Na minha opinião, a plataforma ainda não é a ideal para, por exemplo, substituir a plataforma Windows. Ainda tem que evoluir muito. Na plataforma móvel, o sistema é excelente, principalmente em celulares.

De qualquer forma, a Microsoft deve se preocupar até pelo anúncio feito pela própria empresa de que foram vendidos 60 milhões de licenças do Windows 8. Este número equivale ao do lançamento do Windows 7, mas esperava-se que o novo sistema daria um ânimo e um gás a mais na venda de PCs, fato que não ocorreu.  A aposta é que com o lançamento de novos computadores e notebooks sensíveis ao toque, a adoção ao Windows 8 aumente.

Surface Pro a caminho

Tudo indica que o tablet Surface Pro deverá ser lançado nas próximas semanas. Serão duas versões, o modelo com 64 GB terá o preço de 899 dólares e o modelo com 128 GB custará 999 dólares. Ambas terão 4 GB de memória RAM, tela de 10,6 polegadas e processador Intel da família Ivy Bridge. Existe uma grande expectativa na chegada da versão Pro que vai possibilitar ao usuário ter a mesma experiência que em um PC/Notebook com Windows 8, onde poderão ser instalados aplicativos x86 e não apenas apps baixados da Loja da Microsoft.

ms-surface-pro

Lembrando que o modelo RT do Surface, baseado em processador ARM foi lançado em 26 de Outubro do ano passado nos EUA, porém não caiu ainda nas graças do consumidor. Além de uma versão bem limitada e a baixa oferta de aplicativos para a plataforma contribuíram para a baixa adoção. Na verdade, a Microsoft ainda não divulgou o numero de unidades vendidas.

O ano de 2013 será bem movimentado e nós profissionais de tecnologia devemos acompanhar essa avalanche de novos produtos que serão lançados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: