Ainda pouco difundida, a Certificação Microsoft Technology Associate (MTA) é voltada para estudantes e profissionais que estão entrando no mercado de TI, ou seja, não possuem tanta experiência, mas já tem uma base conceitual boa que permite que objetivos maiores sejam buscados. Estão enganados aqueles que acham que a certificação MCTS é destinada a profissionais sem qualquer experiência no mercado, para estes a certificação ideal é a MTA.
A Certificação está separada em três carreiras: Infraestrutura, Banco de Dados e Desenvolvimento.
Passando em apenas um exame, o candidato já obtem a credencial MTA e pode seguir dentro da carreira escolhida para as certificações mais avançadas como MCSA , MCSE e MCSD. Assim como os demais exames Microsoft, as provas são agendadas e realizadas em centros autorizados da Prometric.
Segue abaixo quadro explicativo com os exames disponíveis e caminhos para a certificação MTA.
Por ser instrutor MCT Microsoft, recebi um voucher para realização de um exame, até mesmo para podermos saber o que os alunos vão encontrar. Escolhi o exame 365: Windows Server Administration Fundamentals. Passei com 95% de 70% necessários para aprovação. Conforme comentei anteriormente, se trata de uma certificação de entrada, portanto o exame é para quem está iniciando na administração de servidores Windows, cobrando conceitos básicos de Windows Server, Active Directory, DHCP, DNS, Hyper-V entre outros. Quem já atua na área e possui experiência vai ser aprovado no exame sem qualquer dificuldade.
Recomendo aos que estão começando que optem por seguir a carreira MTA pois com uma boa base conceitual será muito mais fácil iniciar os estudos para as certificações mais avançadas. Achei muito interessante essa certificação principalmente devido ao fato de muitos alunos chegarem sem uma base razoável para assistir um curso oficial Microsoft, muitas das vezes até por falta de orientação.
Pingback: 7 Certificações para Técnicos e Analistas de Suporte | PAULO SANT´ANNA | IT SPECIALIST