Para nós, profissionais técnicos em Informática e Consultores em TI é essencial ter um ambiente de testes para poder simular situações do “mundo real” antes que aconteçam na prática.
Quando comecei na área de TI, em meados de 1999/2000 era complicado um técnico ter um ambiente de testes pois era necessário possuir mais de um equipamento, hub (na época…rs…), cabeamento…tudo era mais complicado e também mais caro.
Montar um laboratório para estudar para certificação, por exemplo, era complicadíssimo, no mínimo de 3 a 5 máquinas físicas, o que tornava quase inviável o técnico montar um ambiente desses em casa. O que acontecia muito era que aqueles que trabalhavam em empresas ou aprendiam na prática nos servidores de produção mesmo ou aproveitavam máquinas que estivessem por ventura sem utilização para montar o ambiente de estudos. Algumas empresas até mantinham esses laboratórios para utilização no processo seletivo de novos funcionários.
Costumo sempre dizer que hoje não ter um ambiente de testes é inadmissível. Com o advento da virtualização e com o poder computacional dos atuais desktops e notebooks é possível criar dentro de um mesmo equipamento a quantidade de servidores virtuais que seu hardware aguentar e de forma isolada do restante da sua rede se você assim preferir. Obviamente deve ser feito um dimensionamento do que você quer criar e espera montar de ambiente com o que você tem de hardware no seu equipamento.
Com o ambiente de testes montado, você pode antever situações que vai passar em seu cliente, como por exemplo, a instalação de um novo sistema operacional ou nova versão de algum software. Instalação de atualizações de um determinado SO que implementa novas funcionalidades. Outro bom exemplo, a execução de um comando no ambiente, qual impacto teria. Um novo sistema operacional foi lançado? Crie uma máquina virtual e instale a nova versão para começar a estudar. Você pode ter VMs com Linux, Windows, Chrome OS e testar a interoperabilidade entre eles. Enfim, as possibilidades são inúmeras.
Hoje em dia todo técnico/consultor de TI possui um notebook para trabalho. Procure comprar um modelo com bastante memória e processador, no mínimo, Dual Core. Verifique se o equipamento possui suporte à virtualização, Listei aqui duas ferramentas que podem auxiliar neste processo. Se, sim você pode habilitar o Hyper-V no Windows 8 ou instalar o VMWare Workstation. Caso seu notebook não suporte instruções de virtualização no processador, instale o VMWare Player ou o Oracle Virtual Box. Invista em um bom equipamento de trabalho. O retorno será garantido.
Realizar testes e simular situações passa credibilidade e profissionalismo aos seus clientes, portanto não hesitem de montar o seu ambiente de testes.