Vale a pena especializar-se em manutenção de Notebooks

notebookTenho publicado bastante coisa aqui no blog destinada a técnicos de informática e consultores de TI. Hoje, vou falar sobre Mauntenção de Notebooks que sem duvida é um tema bastante pertinente e atual.

Muitos me perguntam se vale a pena trabalhar com manutenção de Notebooks. Eu sempre respondo que sim, vale. Mas porque?

Simples, nunca se vendeu tanto notebook no Brasil e no mundo. Ok, as assistências técnicas correspondentes vão suprir a necessidade de suporte enquanto estiverem na garantia, mas e depois? Já existe uma grande procura por mão de obra especializada em manutenção de Notebooks em todos os mercados, desde o doméstico, pequenas e médias empresas. Grande empresas tem contrato com os fabricantes ou contratos diferenciados, como leasing, por exemplo, onde se o equipamento apresentar algum defeito é trocado por outro pelo fabricante.

Empresas de suporte, venda e locação de notebooks também precisam de técnicos que saibam trabalhar com manutenção de notebooks. As pesquisas mostram o declínio ano a ano na venda de Computadores de Mesa, os tradicionais PCs, que ano passado despencou 12%, e a venda de portáteis (notebooks, laptops e netbooks) aumentou 7%. Sem duvida uma grande oportunidade de negócio e sem duvida a capacitação neste atividade pode te render mais clientes e aumentar seu portfolio de soluções. Sem falar nos Tablets, que segundo a Consultoria IDC, sua venda aumentou 171% em 2012 aqui no Brasil, totalizando 3,1 milhões de unidades. Outra grande oportunidade de negócio.

Mas como iniciar na atividade de manutenção de notebooks?

Tendo uma boa base se hardware fica mais fácil, pois apesar das técnicas de manutenção serem diferentes, até mesmo pelas peças serem miniaturas perante as de PCs, muitos componentes são equivalentes aos de computadores de mesa. Seria interessante fazer um curso especializado em manutenção de notebooks, procure um na sua cidade e busque recomendações anteriormente de pessoas que já fizeram, até mesmo para saber se o instrutor é bom e o material de qualidade.

Eu recomendo também a leitura do excelente Livro Manutenção de Notebooks do Eng. Arilson Bastos.

Caso você não tenha conhecimentos bons de hardware, antes de fazer um curso especializado e ler o livro sobre manutenção de notebooks, seria melhor ler um bom livro de hardware como os escritos pelo Laércio Vasconcelos, Gabriel Torres ou Carlos Morimoto, além de trabalhar um tempo na área de manutenção de PCs para obter uma boa experiência no manejo e na atividade de técnico de informática. No Youtube é possível encontrar também uma série de videos referentes ao tema.

Outra recomendação seria evitar fazer testes e aplicar os conhecimentos que você está adquirindo no seu notebook de trabalho. O técnico deve ter seu notebook disponível para a realização das suas atividades. Procure comprar notebooks velhos ou defeituosos para este fim. Assim você poderá testar à vontade. Compre também ferramentas adequadas, de precisão, fáceis de encontrar. Assim que você estiver preparado, divulgue essa nova atividade que você realiza incluindo em seu catálogo de serviços.

Não existe tanto material especializado em manutenção de tablets, porém alguns centros de treinamento já oferecem cursos referentes.

Boa sorte!

Anúncios

One Response to Vale a pena especializar-se em manutenção de Notebooks

  1. Otimo post Amigo.

    Acredito que o ponto principal seja a mao de obra qualificada. Ainda pecamos nessa parte.

    Grande Abraco,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: