Mais ferramenta gratuita! Habilitando/Desabilitando o Remote Desktop remotamente com o Remote Desktop Enabler

Muitos dos amigos leitores sme duvida já passaram pela situação que vou descrever abaixo.

Você precisa acessar um servidor via Remote Desktop (Área de trabalho remota). Pois bem, você executa o cliente do RDP (mstsc.exe), digita o nome ou IP do servidor que você quer acessar remotamente e…? Sem conexão. Imaginando um cenário mais simples, onde você esteja tentando o acesso a partir de uma máqiina que esteja no mesmo segmento de rede e sem qualquer tipo de bloqueio de Firewall e/ou Filtro de VLAN a causa raiz mais provável para a falha na conexão seria o Remote Desktop desabilitado. Como essa feature não vem habilitada por padrão, pode acontecer do analista que instalou o servidor não ter habilitado o RDP ou, por exemplo, o template de máquina virtual utilizado para subir um novo servidor também não está com opção habilitada. Enfim, o importante é garantir este item (Habilitar o RDP) esteja script de instalação de um novo servidor. Lembrando que o RDP utiliza a porta 3389.

Mas como habiitar o RDP?

Se o servidor estiver próximo, na sala ao lado ou do outro lado da rua, você vai até lá e habilita o recurso. Mas e caso você não tenha acesso físico ao servidor ou ele está em outro estado. Como habilitar o RDP remotamente?
Simples, utilizando mais uma ferramenta gratuita e de MUITA utilidade, chamada Remote Desktop Enabler da IntelliAdmin.

A ferramenta é de fácil utilização, basta entrar com nome ou IP do servidor/desktop que você deseja habilitar o acesso remoto via RDP, definir credenciais que possuam privilégios administrativos na máquina de destino e mandar um Submit. O mesmo processo vale para Desabilitar o recurso (pode ser necessário em algumas ocasiões).

RemoteDesktoprScreenShot

Ao final do processo, de um telnet nome_do_servidor:3389 se conectar o RDP está habilitado e repita o processo listado acima utilizando o cliente do RDP para acessar o servidor.  Tomem cuidado com a opção Reboot, que vem marcada por Default e que pode causar indisponibilidade em algum serviço importante pois ao Hbilitar/Desabilitar o RDP ele reinicia a máquina.

Maiores informações e download do Remote Desktop Enabler aqui.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 628 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: