Bom e velho Robocopy

Quem já foi meu aluno ou já assistiu alguma palestra minha, sabe que sempre ressalto a importância do conhecimento de comandos e ferramentas de prompt, por parte de Administradores de servidores Windows. Infelizmente sabemos que nem sempre é assim, mas não me canso de falar sobre. Para exemplificar, neste momento estou no trabalho em meio a um processo de P2V de um Servidor Citrix Metaframe utilizando a ferramenta XenConverter.
 
Como o XenConverter faz a conversão apenas de uma unidade, no caso a que o SO está instalado, precisei criar um novo disco virtual e adicioná-lo à nova Máquina virtual. Depois precisava fazer a cópia de dados entre a unidade D do servidor físico antigo para o novo virtual.
 
A questão é: Como fazer esta cópia de arquivos? Copy and Paste?
 
Resposta: Utilizando o bom e velho comando Robocopy!!!
 
O Robocopy (Robust File Copy for Windows) é um utilitário fornecido pela própria Microsoft no Resource Kit do Windows 2003 e que é recomendável para cópias de arquivos em grande quantidade, eu, por exemplo, já o utilizei várias vezes em migrações de servidores de arquivos.
 
Para quem quiser conhecer mais sobre esta ótima ferramenta, eu publiquei há tempos atrás um artigo sobre ele no Linha de Código.
 
Abraços e boas migrações!!!
 
Paulo Sant’anna
MVP Windows Server – Management Infrastructure
Blog:
http://paulosantanna.spaces.live.com
Twitter: http://twitter.com/paulo_santanna
 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.