Operações no IIS 6.0

Ola pessoal,
 
Sempre procuro postar aqui no blog situações que acontecem no dia-a-dia com as soluções que utilizei para resolver o problema. Pois bem, hoje pela manhã tive um problema com um servidor de Homologação Web (Windows 2003 R2/IIS 6.0). Resumindo a história, precisei fazer um backup das configurações e sites e um posterior restore. Já está funcionando e compartilho com os amigos leitores os procedimentos para fazer um backup/restore da base do IIS e também o link para o Resource Kit do IIS que contém ferramentas interessantes e que todos nós que administramos redes Windows devemos conhecer.
 
Backing Up and Restoring the Metabase in IIS 6.0 – Backup e restore manual feito na Console do IIS. Lembrem-se que, por default, os backups do IIS são armazenados em C:\WINDOWS\system32\inetsrv\MetaBack  do servidor onde o IIS está instalado.
 
Managing IIS Configurations Using Scripts (IIS 6.0) – As tarefas de listar, fazer backup e restore das configurações e dos websites podem ser feitas também através de dois scripis vbs, o iisback e o iiscnfg. Ja os utilizei para automatizar tarefas e realmente são bastante úteis. Sem dúvida alguma devem fazer parte do conjunto de ferramentas de todo Administrador Windows.
 
Internet Information Services (IIS) 6.0 Resource Kit – Documentação completa sobre o IIS 6.0, apesar de estarmos já na versão 7.5, o IIS 6 ainda é bastante utilizado, principalmente quando os desenvolvedores dos websites não migram seus códigos e o problema fica com a Infra que quer migrar para a versão mais atual mas não pode devido a limitações técnicas dos sites internos da empresa.
 
Internet Information Services (IIS) 6.0 Resource Kit Tools – Ferramentas bastante úteis para administradores Windows, destaco a ferramenta IIS Migration Tool.
 
Abraços e até a próxima!
 
Paulo Sant’anna
MVP Windows Server – Management Infrastructure
Consultoria:
http://www.inventit.com.br
Blog: http://paulosantanna.spaces.live.com
Twitter: http://twitter.com/paulo_santanna
 

One Response to Operações no IIS 6.0

  1. André Luís says:

    Desculpe perguntar só que ainda sou iniciante, tenho apenas as provas 270 e 291. Mas fiquei com dúvidas no seu POST, pois bem, como fez a reparação do IIS exatamente.Andre Luis

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: