7 Certificações para Técnicos e Analistas de Suporte

certIniciando a série de posts sobre temas referentes a técnicos e analistas de suporte, abordaremos quais certificações que eu considero interessante fazer considerando as tendências e o mercado atual no Brasil. Muitos ainda se perguntam se as certificações são válidas e pertinentes.  Eu as defendo e na minha opinião são essenciais para o profissional demonstrar ao mercado não só que é especialista em determinada tecnologia ou produto, mas também para mostrar que é um profissional que se preocupa em manter-se atualizado , principalmente em nossa atividade, que é tão dinâmica.

Além disso, há muito tempo algumas certificações deixaram de ser um diferencial, para serem essenciais, inclusive em determinadas situações o profissional nem participa de processos seletivos se não possui determinado título. Esse assunto certificações é bem extenso, já escrevi e palestrei bastante sobre. Vou publicar mais a respeito aqui

Segue abaixo as certificações que no meu ponto de vista todo técnico/analista de suporte deve ter. Independente se atua de forma autônoma em clientes domésticos e pequenas empresas ou sendo funcionário de alguma empresa.

 

Microsoft Technology Associate (MTA)

Certificação para quem está começando na área, mas que garante que o técnico possui conhecimentos de Servidores, Rede, D, Hyper-V entre outros. Para quem já trabalha com TI há algum tempo e tem uma boa experiência pode partir para a MCSA. Publiquei post sobre a MTA no mês passado, vejam aqui.

 

Microsoft Certified Solutions Associate (MCSA): Windows 8

A maior parte dos clientes e empresas possuem Windows instalado em seus equipamentos, portanto possuir uma certificação Microsoft é quase que uma condição para se colocar bem no mercado. Conforme comentei anteriormente, no caso de clientes domésticos/pequenas empresas não é primordial que você a possua e sim um diferencial seu para o cliente, mas no caso de atuação no mercado corporativo, em consultorias e empresas é primordial ter a certificação. O Windows 8 está começando a ganhar mercado e é o sistema operacional atual da Microsoft, portanto vale a pena prepara-se para implementar, suportar e administrar máquinas com este sistema, além do que os tempos são outros o sistemas operacional não roda mais apenas em computadores e notebooks, assim como em Tablets como o Surface da própria Microsoft e celulares com Windows Phone. A base de clientes com Windows 7 ainda é bem grande, portanto também vale a pena a capacitação neste sistema. Vejam informações aqui.

 

Comptia A+

Ter conhecimentos avançados de hardware é essencial, por mais que hoje atividades referentes não sejam mais tão corriqueiras. A certificação A+ é bem antiga porém ainda pouco difundida aqui no Brasil. Ela é independente de tecnologia (vendor neutral) e fornece uma base sólida em hardware para os técnicos propiciando um melhor diagnóstico nos problemas e incidentes encontrados no dia a dia nos clientes. O mercado de manutenção de computadores/notebooks vai sempre existir, até mesmo em equipamentos fornecidos por grandes fabricantes, até porque a garantia um dia acaba e o cliente precisa de suporte, certo?

 

Comptia Network+

A Network+ é similar à A+ porém fornece embasamento e conhecimentos de rede também independente de tecnologia ou sistema operacional. Sem duvida alguma é essencial ter bons conhecimentos de rede para poder prestar um bom suporte/consultoria. Certificação Vendor Neutral e com foco em conceituação e não em tecnologia e produtos específicos.

 

CompTIA Linux+

Hoje em dia é essencial que os técnicos e analistas tenham conhecimento do Sistema Operacional Linux. Dificilmente você vai encontrar Linux em clientes do mercado doméstico. Quem possui Linux em casa normalmente são os próprios profissionais de TI.  Mas no atendimento a empresa é bem possível que você encontre desktops e servidores baseados em Linux, muitos devido ao custo das licenças Microsoft. Possuo uma empresa cliente cujo File Server é um Fedora e as estações de trabalho são Windows. Ser capacitado em Linux significa ampliar seu portfolio e ter aumentar a abrangência de clientes que você pode atender.

A certificação Linux+ também é vendor neutral assim como as demais da CompTIA ou seja é independente de distribuição Linux.  Além disso, hoje sendo aprovado no exame Linux+, automaticamente você obtem também as certificações LPIC-1 e Novell Linux Administrator de vido ao fato do conteúdo das 3 provas ser o mesmo.

 

Comptia Security+

Se trata de uma certificação que fornece ao profissional conceitos referentes à segurança da informação necessários em todos os níveis, tanto em residências quanto em empresas. A conceituação de temas referentes à segurança preparam o técnico para depois, se tiver o interesse, buscar certificações mais avançadas. Oferecer serviços e realizar atendimentos com foco em segurança é um adicional de valor que você pode conceder ao seu cliente. Sem duvida a certificação Security+ é essencial. Certificação Vendor Neutral e com foco em conceituação e não em tecnologia e produtos específicos.

 

Apple

Há anos atrás aqui no Brasil equipamentos Apple eram encontrados em empresas de nichos específicos como design gráfico, ilhas de edição entre outros. Dificilmente você se deparava com um Mac em residências ou pequenas empresas. Existiam, mas eram poucos, até pelos preços abusivos que eram cobrados por aqui. Existiam profissionais especializados em Tecnologia Apple que atendiam a esses clientes. Na verdade ainda existem, mas hoje em dia esse cenário mudou, hoje em uma mesma residência ou empresa, existem PCs, Macs, IPad´s, Apple TVs  e você precisa tornar esse ambiente interoperável de forma que o usuário consiga compartilhar documentos, fotos, impressoras e demais recursos entre esses equipamentos, proporcionando uma experiência interessante. Isso pede uma capacitação maior dos profissionais acostumados a atuar na plataforma Intel/Windows. Aqueles que não se adequarem correm o risco de perder clientela. Muita gente não sabe, mas a Apple possui um extenso programa de certificação, focado tanto em Hardware quanto no Mac OS. Uma certificação interessante é a Associate, cujo objetivo é capacitar técnicos na tarefa de inclusão de computadores/notebooks Apple Mac OS em Redes Windows. Esta certificação tem um nível de dificuldade relativamente baixo e pode ser feita online.

Hoje a quantidade de PCs com Windows ainda é bem maior porém a plataforma Apple vem ganhando terreno no mercado doméstico como no corporativo também. Atenção quanto a isso.

Conclusão

Procurei listar as certificações mais adequadas para técnicos e analistas de uma forma que o profissional esteja capacitado em Hardware, Redes, Sistemas Operacionais e Segurança. Procurem estudar bastante, não se atenham apenas a uma tecnologia. Concordo que a especialização em determinado assunto é importante, mas ao menos ter conhecimentos sobre as demais áreas aumenta o seu poder de análise e resolução de problemas além de gerar mais oportunidades.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: