Desabilitando o Windows Defender no Windows 8

O Windows 8 traz nativamente o Windows Defender, solução de proteção para desktops da Microsoft que é a junção de dois produtos, o Security Essentials, antivirus que era distribuido gratuitamente pela Microsoft com o Defender, que assim como o Essentials era gratuito e protegia os micros/notebooks com Windows de Malwares , Spywares e afins.

Por padrão o Windows Defender já vem ativado no Windows 8 e caso você tenha o interesse ou a necessidade da instalação de uma outra solução de antivirus ou uma suite de segurança que também contenha firewall e antispyware, será necessário desabilitar o Defender, atém mesmo por não ser recomendável a manutenção de dois softwares antivirus ativados no computador. A desinstalação é mais complicada devido ao fato do Defender já vir embarcado no Windows 8, então vamos demonstrar duas formas de como desabilitar o mesmo.

Desabilitando através do Windows Defender

Execute o Windows Defender. Digite “Defender” no Menu Iniciar. Clique em Configurações – Administrador e desmarque a opção “Ligar o Windows Defender” depois clique em Salvar alterações.

DEF1

Será exibida a tela abaixo informando que o Windows Defender foi desabilitado. Caso seja necessário habilitar o Windows Defender novamente, acesse a Central de Ações no Painel de Controle.

DEF2

 

Desabilitando através dos Serviços do Windows

No Menu Iniciar digite “Exibir serviços locais” para executar a console mmc que gerencia os serviços do Windows.

DEF3

Com a console aberta, navegue até encontrar o “Serviço Windows Defender” e dê dois cliques nele. Mude o Tipo de inicialização para Desativado e em Status do serviço, clique em Parar. Desta forma o serviço estará parado e desativado, mesmo que o sistema seja reiniciado.

DEF4

Com o Windows Defender desabilitado, você pode instalar o antivirus de sua preferência. Nunca mantenha dois softwares antivirus ativos na mesma máquina.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: