SegInfoCast #50 – Serviços de Proteção de Marcas

seginfocast-640x426

SegInfocast #50 – Faça o download aqui. (10:46 min, 7,42 MB)

Neste quinquagésimo e comemorativo episódio, eu recebi novamente Carlos Botelho, Gerente Técnico de Contas da MarkMonitor, para uma conversa bastante interessante a respeito dos Serviços de Proteção de marcas.

Carlos explicou que o Serviço de Proteção de marcas foi criado pela própria MarkMonitor no ano 2000, tornando-se líder mundial no que tange ao monitoramento do uso de marca de terceiros na Internet. O serviço atua na identificação de infrações e situações com determinada marca de uma empresa sendo utilizada indevidamente por outros como, por exemplo, em registro de domínios, logotipos utilizados no conteúdo de sites, páginas e anúncios falsos. entre outros exemplos.

Durante o podcast, Carlos apresentou cada módulo que compõe o Serviço de proteção de marcas. São eles:

  • Módulo Websites – Módulo criado para a monitoração do uso da marca em registro de domínios, em conteúdo de sites e logotipos sendo utilizados indevidamente.
  • Módulo MarketPlace – Responsável por realizar a monitoração de 98% dos sites de comércio eletrônico com mais tráfego no mundo e identificar anúncios de vendas de produtos falsificados e indevidos.
  • Módulo Social Media – Realiza o monitoramento das redes sociais como blogs, fóruns de discussão e as principais redes sociais do mundo no intuito de identificar páginas falsas e que estejam utilizando as marcas de forma indevida.
  • Módulo Paid Search – Módulo desenvolvido para monitoração de anúncios pagos nos buscadores que utilizam marcas de forma indevida e redirecionam tráfego para páginas falsas ou para um site competidor, por exemplo.
  • Módulo Mobile Apps – Realiza a monitoração as lojas de aplicações móveis para celulares e tablets em busca de apps que estejam utilizando indevidamente a marca ou que sejam falsas.

Ao final, Carlos explicou a respeito da implementação da solução, que é baseada em Software como Serviço (SaaS), não sendo necessária qualquer instalação no ambiente do cliente.

Clavis Segurança da Informação é parceira oficial da MarkMonitor e a principal representante no Brasil. Para saber mais sobre o serviço de proteção de marcas oferecido pela Clavis, clique aqui.

Carlos Botelho é Gerente Técnico de Contas da MarkMonitor, Inc., parte da Clarivate Analytics, baseado em Boise, estado de Idaho, nos Estados Unidos. Pelos últimos 7 anos, ele vem trabalhando na área de proteção de marcas, antifraude e gestão de domínios, além de já ter atuado como Analista de Proteção de Marcas, Gerente de Serviços de Anti-Fraude e Gerente de Serviços de Domínios. Carlos também é advogado desde o ano 2000 e possui mestrado em Direito (LL.M) obtido na Faculdade de Direito J. Reuben Clark da Brigham Young University, em Provo, estado de Utah, no Estados Unidos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: