Definindo as configurações do Windows Update através do sconfig no Windows Server 2016

Olá pessoal,

fui acionado por um cliente que reportou que um servidor Hyper-V baseado no Windows Server 2016 reiniciou bem cedo, pouco antes do inicio do expediente. O Servidor levando bastante tempo para ficar online novamente, com isso as VMs com os sistemas não subiram e o inicio da operação da empresa acabou prejudicado.

Pois bem, eu acessei o servidor e identifiquei no log, através do Evento 1074,  que o próprio sistema realizou a instalação de um service pack e ao final reiniciou o servidor. Vejam abaixo:

Win16Up01

O cliente solicitou que as atualizações não sejam mais feitas de forma automática e sim manualmente, conforme janela a ser definida. Essa configuração poderia ser feita através de uma Política de Grupo (GPO) no Active Directory, porém como se trata de um servidor Standalone, vamos demonstrar como definir esta configuração diretamente na própria máquina, localmente.

Primeiramente abra o PowerShell como Administrador execute o comando sconfig

Após isso, selecione a opção 5, Configurações do Windows Update e defina a opção (M) Manuais. A mensagem abaixo será exibida. Clique em OK.

Win16Up02_nova

Pronto, desta forma as atualizações do Windows Update serão feitas manualmente.

Win16Up03

Até a próxima!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: