Um em cada seis computadores ainda roda Windows 10 e especialistas alertam para riscos de segurança

Olá pessoal,

Apesar do fim do suporte oficial ao Windows 10, milhões de computadores continuam utilizando o sistema operacional. De acordo com um levantamento da Lansweeper, empresa global especializada em gerenciamento de ativos de TI, cerca de 17% dos PCs em todo o mundo ainda executam o Windows 10, enquanto o Windows 11 já domina a maior parte do mercado corporativo.

Segundo o estudo, dispositivos com Windows 10 acumulam um número significativamente maior de vulnerabilidades conhecidas quando comparados aos equipamentos que já utilizam o Windows 11, tornando-os mais suscetíveis a ataques cibernéticos, como ransomware, malware e roubo de credenciais.

Desde o encerramento do suporte da Microsoft, o Windows 10 deixou de receber atualizações regulares de segurança para a maioria dos usuários. Isso significa que novas falhas descobertas não serão corrigidas, aumentando o risco para pessoas e empresas que ainda dependem do sistema.

Sabemos que pode não ser tão simples por vários fatores mas as organizações devem acelerar seus planos de migração para o Windows 11 ou substituir equipamentos incompatíveis. Além de receber atualizações contínuas, o sistema mais recente oferece recursos avançados de proteção, como:

  • TPM 2.0 obrigatório
  • Secure Boot habilitado por padrão
  • Windows Hello
  • Virtualization-Based Security (VBS)
  • Hypervisor-Protected Code Integrity (HVCI)
  • Proteções reforçadas contra ransomware
  • Melhor integração com o Microsoft Defender

Esses mecanismos tornam muito mais difícil a exploração de vulnerabilidades comuns presentes em sistemas antigos.

Para empresas, este é o momento ideal para revisar o inventário de equipamentos, identificar máquinas incompatíveis e estruturar um plano de renovação tecnológica antes que incidentes de segurança tragam impactos financeiros e operacionais.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.