Participação no Blog do Empreendedor – Jornal O DIA

Tive o prazer de ser consultado pelo Hélio Almeira que escreve o Blog do Empreendedor do Jornal O Dia Online, no post que ele publicou sobre o mercado de Consultoria de TI para Pequenas e Médias empresas. Aproveito para agradecer pela participação. Leiam abaixo o post. O original por ser lido aqui.

Especialista aponta vantagens de microempresas investirem em tecnologia da informação

A informática é realidade não só nas grandes empresas. Cada vez mais as micros estão investindo em Tecnologia da Informação (TI) para dar agilidade ao empreendimento. E para orientar quais recursos tecnológicos serão necessários em determinado negócio, profissionais especializados em TI prestam consultoria para atender a uma demanda que vem crescendo, mas que antes não utilizava o serviço por considerar caro, o que muitas vezes é um equívoco.

A TI nas micro e pequenas pode modernizar o processo de arquivamento de papéis, fichas, pastas, folhetos, assim como eliminar as atividades burocráticas a serem feitas facilmente no computador, o que aumenta a agilidade, segurança e exatidão das informações levantadas. A TI também ajuda a reduzir custos em todos os setores envolvidos.

“O mercado está em franco crescimento. Qualquer atividade o empresário vai depender de tecnologia. E não há muito especialista nas pequenas empresas. Geralmente é o sobrinho que conhece um pouco e acaba tentando ajudar, então não é um atendimento profissional e eles não desenvolvem o negócio. E para completar, eles acham que é caro e vem (a aquisição de tecnologia) como um curto e não um investimento”, disse o consultor Paulo Sant´anna, da Invent IT.

39% das micro investem em TI

O especialista conta que um dia foi comprar pão, e uma enorme fila no caixa da padaria porque ocorreu algum problema com o computador que deveria registrar o pagamento dos produtos. “É importante a pessoa ter uma máquina reserva”, exemplifica Sant’anna, que trabalha por indicação, sobre o que os empresários precisam estar atentos. “Quando chegou no local eu já sei o problema existente”, pontua. “Todos os setores tem sua demanda, e dentro das pequenas empresas é o mesmo”.

O consultor enumera que já foi chamado para informatizar escola, agência de turismo, empresa de engenharia. “O empresário tem que se importar para a profissionalização, e não só quando a corda aperta”, alerta. Apesar de não falar de preços, o especialista em TI disse que o valor da consultoria não é alto, que trabalha com contratos mensais e avulsos. “Não tem como especificar o valor, é pela quantidade de maquinas”, explica.

Uma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira dos Distribuidores de Tecnologia da Informação (Abradisti), mostra que as micro e pequenas empresas representam 39% dos investimentos realizados em TI do segmento corporativo. Porém, segundo estudo da ONU, 97% das pequenas e médias empresas não investem na inovação. A principal causa está no custo elevado. Já um levantamento realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), aconselha que o Brasil precisa investir em TI.

Anúncios

One Response to Participação no Blog do Empreendedor – Jornal O DIA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: