Seginfocast #48 – Lançamento do livro Fundamentos da Segurança da Informação 3ª edição – Baseado na ISO 27001 e 27002 da Exin

SegInfocast #48 – Faça o download aqui. (13:00 min, 8,95 MB)

seginfocast-150x150Neste episódio eu recebi mais uma vez o Prof. Alan Oliveira, tradutor do livro Fundamentos da Segurança da Informação que se encontra na sua 3ª edição. O livro aborda como a segurança da informação tem sido uma grande preocupação, sobretudo no ambiente empresarial, onde a perda ou vazamento de informações pode gerar um grande impacto no negócio. O livro é referência para o curso de  Fundamentos da Segurança da Informação promovido pela Clavis, que visa preparar o aluno para o exame de certificação ISO 27001 e 27002.

Qual é o público alvo do livro e do curso?

Tanto o curso quanto o livro são direcionados para profissionais interessados em se preparar para  o exame de certificação ISFS da Exin, utilizando as normas da ISO 27001 e 27002. Porém o livro também se tornou referência e adequado para todos os profissionais que almejam aprender sobre segurança da informação, já que o livro fornece um entendimento básico sobre os fundamentos de segurança em TI.

isfs

O que o leitor pode esperar encontrar no livro ?

O livro aborda a segurança da informação de uma forma abrangente, detalhando  uma série de conceitos sobre segurança, como confidencialidade, criptografia, controle de acesso, integridade de dados, riscos, ameaças(BOTNET, worms, trojans) e as possíveis contramedidas que devem ser utilizadas para proteção contra tais ameaças.

Quando o livro e do curso será lançado?

O lançamento do livro e do curso está previsto para o segundo semestre de 2017.

Alan Oliveira é Engenheiro, mestre em Engenharia Eletrônica na área de sistemas inteligentes. Atuou por 7 anos como oficial da marinha nas áreas de sistemas de armas e comunicações. Atualmente é professor na Marinha do Brasil, onde ministra as disciplinas de controle de sistemas, guerra eletrônica e sistemas de comunicação. Desenvolve em seu doutorado pesquisas voltadas para a segurança de sistemas de controle e automação.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: