Olá pessoal,
ontem eu tive um incidente em uma aplicação em que os usuários não estavam conseguindo gerar relatórios no Reporting Server. Analisando o servidor do Reporting encontrei o evento 112 que informa um possivel ataque a partir de um IP e devido ao aumento inesperado do número de conexões ao Servidor por segurança as conexões provenientes deste ip citado no evento 112 passaram a ser bloqueadas.
Neste caso era um ip conhecido, no caso, o servidor de aplicação, e realmente poderia ser uma possibilidade de ataque, mas nessa situação se tratava realmente de uma falha no próprio sistema que estava causando essa “fila” grande nos relatórios.
Reiniciando o serviço do SQL Server Reporting Services, o ambiente normalizava, mas minutos depois o mesmo evento 112 era gerado novamente e as conexões a partir do ip do servidor de aplicação, voltavam a ser bloqueadas.
Como solução, de contorno, podemos aumentar o limite de conexões simultâneas por um mesmo usuário. Por padrão essa configuração está definida em 20 conexões simultâneas. Avalie no seu cenário qual seria o valor adequado e identifique o motivo pelo qual a quantidade de solicitação de conexões aumentou.
Para alterar o limite de conexões simultâneas, acesse o diretório C:\Program Files\Microsoft SQL Server\MSRS13…\Reporting Services\ReportServer no servidor do Reporting Services e edite o arquivo rsreportserver.config
Altere o valor no parâmetro <Add Key=”MaxActiveReqForOneUser” Value=”20″/>, lembrando que o padrão é 20.
Depois disso reinicie o serviço do SQL Server Reporting Services ou reinicie o servidor para validar a alteração.
Após identificar e corrigir a causa raiz do problema, volte o limite de conexões simultâneas para o padrão.
Até a próxima!