SegInfocast #30 – Contas, senhas e privilégios: onde atacarão e como se proteger

SegInfocast #30 – Faça o download aqui.

seginfocast

É com muita satisfação que comemoramos o terceiro ano do SegInfocast.

Neste episódio, eu recebi Geraldo Bravo, engenheiro de pre-vendas da Cyberark para uma conversa sobre contas, senhas e privilégios, dando continuidade aos assuntos abordados por Carolina Bozza no SegInfocast #27:

Qual a diferença entre gestão de identidade e contas privilegiadas?

Geraldo explica que a gestão de identidade é uma atividade –  tradicionalmente de implementação em longo prazo – que procura dar conta do gerenciamento e proteção dos mais variados tipos contas, desde aquelas usadas por pessoas com baixo nível de privilégio a sistemas, até as contas privilegiadas que possuem acesso a um número maior de componentes críticos. De acordo com ele, quando se foca no controle dessas contas há um retorno do investimento em menos tempo.

Quais são os riscos e ataques envolvendo contas privilegiadas?

As contas administrativas que são criadas por padrão em vários sistemas operacionais contribuem para tornar muito ampla a superfície de ataque. O uso da senha padrão, a reutilização de senhas em vários dispositivos ou programas, senhas embutidas em códigos e sistemas legados também facilitam e muito a vida de um atacante .

Exemplos de ataques e técnicas de invasão

O pass-the-hash (descoberta e uso indevido de um hash de senha) é um ataque muito usado para escalonamento de privilégios. Ameaças internas de um funcionário ou um terceiro também não devem ser ignoradas. Outro exemplo é o chamado golden ticket, que consiste em forjar um ticket Kerberos, que possui uma validade bem extensa, para obter credenciais administrativas.

Quais as novas tendências de proteção contra esses ataques?

Automatização da gestão de privilégios, controle de senhas, e monitoramento de comandos são algumas das mais novas tendências que podem proteger as empresas contra esses ataques.

Geraldo Bravo é engenheiro de pré-vendas da Cyberak com experiência de mais de 10 anos na área de redes e segurança da informação. Atuou em outras áreas como Gestão de Projetos e Gestão de Equipes e possui diversas certificações de segurança da informação.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: