Entrevista da semana (JAN 04/04): Luciano Patrão (Alemanha)

Olá pessoal,

LucianoPatrao.pngna entrevista desta semana eu conversei com Luciano Patrão, um português proveniente, como ele mesmo diz, de uma linda cidade do sul chamada Setúbal e assim como eu, gosta muito de futebol, sendo torcedor do Vitoria de Setúbal. Depois de trabalhar anos por diversos países como freelancer. Atualmente é Technical Lead na ELITS – Ericsson na Alemanha, onde mora e trabalha há 6 anos na Alemanha. Além disso mantém o blog http://www.provirtualzone.com/ 

Eu conheci o Luciano pois ele faz parte do programa vExpert e o convidei a compartilhar conosco um pouco da sua carreira e sua trajetória.

1 – Como surgiu o seu interesse por computadores e como você começou na área de TI?

Bem faço o que gosto desde que me lembro. Comecei muito cedo com um Spectrum 16+, depois um 48+ e finalmente um Commodore Amiga onde comecei a fazer alguma programação.

A partir dai foi ate ter o meu primeiro emprego na area de TI quando tinha 20 anos.

2 – Fale um pouco sobre o seu trabalho e projetos atuais.

Sou chefe de equipe de 5 técnicos numa empresa mundial de telecomunicações e responsável pelo 5G.

O meu trabalho é gerir as Infraestruturas Virtuais no nosso test lab na área do R&D. Sou responsável pelo design e implementação das infraestruturas que vão suportar os novos projetos de testes na empresa. A área de Storage e Backups também estão sobre a minha responsabilidade.

3 – Você possui alguma certificação na área de TI? Qual são as suas especialidades?

Tenho a minha velha MCP, VCP e certificações básicas na Veeam (VMSTP, VMSP).

Depois de muito adiamentos, irei finalmente no próximo mês tentar a minha certificação VMCE e atualizar o VCP para VCP6.5-DCV.

Sou igualmente vExpert nos últimos 2 anos.

4 – Qual a importância para você do trabalho junto à comunidade técnica?

Penso que é importante o nosso trabalho de bloggers e participar nas comunidades da tua area. Partilhando conhecimentos. Aprendendo com outros e ensinando outros.

5 – Qual a sua opinião a respeito dos programas de influenciadores que os grandes fabricantes mantêm? Você participa de quais?

Devemos ouvir as opiniões, o que existe no mercado. Se possível testar os produtos e ai ter uma opinião formada. Na minha opinião não gosto muito de trends e seguir modas.

Eventos o tempo também não é muito mas tento acompanhar todos os que consigo.

Visto que a empresa patrocina muito pouco os custos das viagens a esses eventos, tenho eu de os suportar pessoalmente, ou quando sou convidado.

No ultimo ano tive no como convidado no VeeamON no US, no VeeamON UK e no Nutanix .NEXT.

Tento sempre acompanhar os que são da minha área (Virtualização, Storage e Virtual Backups and Disaster Recover).

6 – Sabemos que a área de TI é bastante dinâmica. Como você faz para manter-se atualizado? Quais revistas, livros, sites ou blogs você recomenda? 

Revistas já vai algum tempo que não compro nenhuma. Principalmente aqui na Alemanha onde quase tudo é em alemão. Quando vivia em Portugal comprava algumas. Gosto mais de livros e tento sempre comprar os da minha área e que são recomendados pela comunidade. Por exemplo, não gosto de ler PDF, prefiro ter o livro.

Os blogs que frequento? Bem sou leitor de diversos, alguns pelo seu conteúdo e outros por conhecer os seus donos e receber sempre as seus artigos.

A maioria encontra-se na lista do http://thevpad.com/ (best virtualization blogs).

7 – Conte os equipamentos que você possui e utiliza no seu trabalho. Você possui um Home Lab?

No trabalho com centenas de servidores, milhares de maquinas virtuais é difícil de enumerar tudo o que temos. Visto que é um R&D e onde são feitos muitos testes. Mas a maior parte são servidores HPE, Storage maioritariamente NetApp mas também EMC e alguns vBlocks.

A maior parte da Virtual Infraestructura é VMware, tambem temos alguns Hyper-v (uns 10 servidores).

Os backups da infraestrutura virtual são efetuados com a ferramenta Veeam.

O meu home lab são alguns DLs G6/G7 e a minha Storage uma Starwind com 16Tb onde tento fazer todos os meus testes e troubleshooting. Onde igualmente testo produtos para depois poder escrever artigos sobre os mesmos.

LucianoPatrao_Lab

8 – Qual o seu sistema preferido? Windows, Linux ou Mac OS?

Visto que o meu backgroud é Windows e onde fui administrador de sistemas durante diversos anos antes de ter começado a trabalhar na área da Virtualização, sempre preferi o Windows (apesar de todas as suas falhas). Mas não sou grande fã do Hyper-V.

9 – Você é um entusiasta de games? Se sim, costuma jogar em quais plataformas? 

Sempre fui um gamer. Ultimamente com filhos, trabalho e o blog etc., sobra muito pouco tempo para jogar. Ultimamente jogo apenas PES na minha PS4 para destressar. Mas nos meus tempos fui um jogador muito ativo na comunidade Medal of Honor e Battlefield.

Fui também durante uns anos um jogador viciado num online game TribalWars. Onde pertenci a uma grande comunidade de língua Portuguesa (onde a maioria eram brasileiros). Ainda hoje nos jogadores antigos, o jogador JailBreak ainda ‘e recordado 😉

Fiz grande amizades nessa comunidade que ainda hoje preservo.

10 – Por fim, nos passe seus canais de comunicação na internet e como os leitores podem entrar em contato com você (Blog, Twitter, Linkedin, Facebook, site…)

Meu blog: http://www.provirtualzone.com/

Facebook: https://www.facebook.com/provirtualzone/
Twitter: https://twitter.com/Luciano_PT

Lindekin: https://www.linkedin.com/in/lucianopatrao/

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: