Gerenciamento de pacotes no Windows com Chocolatey

CHOCOLATEY

Olá pessoal,

Poder automatizar tarefas, simplificando a instalação e distribuição de softwares é o que todos queremos certo? Imaginem a possibilidade de redução do esforço e a repetição na preparação e entrega e gerência de aplicativos em desktops e servidores com Windows. Como podemos fazer isso de uma forma fácil? Através de politicas de grupo (GPOs) ou softwares de terceiros?

Não!

Como fazer então? Utilizando o Chocolatey (https://chocolatey.org/)

Mas o que seria o Chocolatey?

Um poderoso e simples gerenciador de pacotes, utilizado via Powershell e baseado nas novas técnicas de automação (DevOps), trazendo para o Windows uma experiência similar aos gerenciadores baseados em Linux.

Basicamente com o Chocolatey podemos automatizar a instalação de aplicativos através de pacotes tanto para um único computador em larga escala para vários servidores, de uma forma MUITO simples e rápida. Todos o quanto é custoso realizar instalações de software de forma tradicional.

O segredo está nos pacotes. A partir do momento que temos um gerenciador, a instalação de aplicativos se torna bem mais fácil.

Como funciona?

O próprio Chocolatey possui seu repositório de pacotes, com muitos aplicativos já testados neste formato. Neste momento são mais de 7000 pacotes disponíveis. Também é possível criar um repositório na sua rede interna, onde todos os pacotes serão baixados e as instalações serão ainda mais rápidas.

O Chocolatey é gratuito?

Existe a versão OpenSource, gratuita, que no meu entender atende na maioria dos casos, porém também existem versões pagas, com foco mais corporativo e com suporte. ASs diferenças entre as versões podem ser verificadas aqui.

Em quais versões do Windows o Chocolatey funciona? Quais os requisitos?

Windows Client – do Windows 7 em diante
Windows Server – Windows 2003 em diante, exceto o  Windows Nano Server
Windows PowerShell v2 ou mais atual
.NET Framework 4.x

Como instalar o Chocolatey?

Abra uma sessão do PowerShell como Administrador e execute o comando abaixo:

Set-ExecutionPolicy Bypass -Scope Process -Force; [System.Net.ServicePointManager]::SecurityProtocol = [System.Net.ServicePointManager]::SecurityProtocol -bor 3072; iex ((New-Object System.Net.WebClient).DownloadString(‘https://chocolatey.org/install.ps1’))

CHOCOLATEY2

Este comando da um Bypass na necessidade de habilitar a execução de scripts no PowerShell.

Se a instalação ocorrer com sucesso podemos já instalar pacotes.

Como instalar pacotes?

Primeiramente habilite a execução de scripts PowerShell na máquina. Para isso com o Powershell aberto, execute:

Set-ExecutionPolicy Unrestricted

Agora já podemos instalar o pacote que quisermos, como por exemplo, o novo navegador Edge, da Microsoft. Para isso vamos executar no PowerShell:

choco install microsoft-edge -y
Chocolatey_3

Muito simples, certo?

Mas e agora?

Faça a instalação e a automatização dos aplicativos que quiser via pacotes. Instale os navegadores Google Chrome ou Firefox, o VLC Player para assistir vídeos, o Adobe Reader, o 7-zip e assim por diante. Você pode automatizar, por exemplo, um pós instalação de desktops e servidores Windows. Verifique dentre os mais de 7000 pacotes disponíveis quais são necessários para você, sua empresa e seu cliente. Então, tenham boas instalações!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.