Ambiente legado – Definindo frequência de sincronismo no Dir-Sync entre AD On-premise com Office 365

Olá pessoal,

eu sempre venho comentando que devemos olhar para ambientes novos com as metodologias ágeis, as clouds e os microserviços, mas sem esquecer os ambientes legados. A quantidade de empresas com ambientes baseados em servidores com Windows Server 2008/2008R2 é enorme. A dica de hoje vai para quem tem Office 365 e faz o sincronismo de diretório com o Active Directory da sua empresa utilizando a ferramenta Windows Azure Active Directory Sync tool, também conhecida como DirSync.

Por padrão, o sincronismo ocorre a cada 3 horas. No caso de ambientes com muitas alterações de usuários e senhas esse tempo pode não ser o adequado.

Podemos mudar essa frequência de sincronização editando o valor “SyncTimeInterval” no arquivo Microsoft.Online.DirSync.Scheduler.exe.Config que fica no diretório C:\Program Files\Windows Azure Active Directory Sync

Por padrão o valor vem “SyncTimeInterval” value=”3:0:0″ que corresponde a 3 horas. Se você quiser mudar, por exemplo para 1 hora, altere o valor para “1:0:0”

Caso queira para 40 minutos defina o valor para “0:40:0”

Feito isso salve o arquivo e reinicie o serviço Windows Azure Active Directory Sync Service para isso abra um prompt de comando (cmd) e execute:

net stop MSOnlineSyncScheduler

net start MSOnlineSyncScheduler

Até a próxima!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.