Ferramenta GRATUITA: Virtual Health Monitor – Monitore gratuitamente o seu Hypervisor

vmturboConheça o Virtual Health Monitor, uma ferramenta muito interessante, poderosa e principalmente gratuita fornecida pela VMTurbo e que nos permite ter a visibilidade de múltiplas infraestruturas de virtualização baseadas em Hypervisors diferentes.

Com o Virtual Health Monitor podemos monitorar servidores baseados em Microsoft Hyper-V, VMware ESXi, Citrix XenServer e Red Hat RHEV, todos em uma única console. Através de um dashboards, temos relatórios sobre os  datacenters, clusters, hosts, armazenamentos de dados e VMs que façam parte do ambiente cadastrado na console, sem qualquer limitação por ser gratuito, além de uma análise semanal sobre a utilização do ambiente monitorado de forma a melhorar a eficiência do mesmo.

Vejam na tabela abaixo os Hypervisors suportados pela ferramenta.

vmturbo3

Instalação e Implementação

Colocar o Virtual Health Monitor em produção é muito simples, levando em torno de 30 minutos. Não existe a necessidade de instalações complexas, com necessidade de muito espaço em disco ou mesmo banco de dados. Inicialmente deve ser feito um cadastro na VMTurbo e você receberá um e-mail com a sua licença, que não expira e fará o download de uma máquina virtual baseada no Suse Linux e que já vem pronta para ser importada no seu Hypervisor. No meu caso, o utilizado foi o Hyper-V. Após importar a máquina virtual,deve ser feita apenas a configuração da interface de rede na máquina virtual fornecida pela VMTurbo. Por padrão, a mesma está configurada para utilizar o DHCP da sua rede. Caso você opte por utilizar a configuração de rede manual e fixa será necessário logar na máquina e configurar a interface, para isso utilize as seguintes credenciais:

usuário: ipsetup
senha: ipsetup

vmturbo2

Feito isso, o acesso à página de configuração do Virtual Health Monitor deve ser feito através do seu navegador web acessando a url http://servidor. No meu exemplo, http://192.168.1.10, conforme indicado na imagem acima.  As credenciais para login na página web são:

usuário: administrador
senha: administrador

Assim que for deito o primeiro login, será solicitada a licença, que você recebeu por e-mail mediante cadastro. Após isso, você deverá cadastrar os itens a serem monitorados pela ferramenta. O interessante é que não existe a necessidade de instalação de qualquer agente para conectividade com os servidores monitorados.

vmturbo3

vmturbo4

Com as devidas informações de host/hypervisor validadas, a ferramenta inicia uma varredura e começa a monitorar de forma instantânea e você pode gerar relatórios sobre a saúde e performance do seu ambiente de virtualização. Mais uma ferramenta indispensável para todo Administrador/Consultor de TI.

vmturbo5

2 comentários em “Ferramenta GRATUITA: Virtual Health Monitor – Monitore gratuitamente o seu Hypervisor”

  1. Pingback: Novo patrocinador do blog – VMTurbo | Paulo Sant´anna, MVP

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.