Como desabilitar o Windows Firewall via Group Policy

Um cliente me solicitou a execução de uma atividade remota em um computador da rede em Ambiente com Active Directory. As máquinas possuem o Windows Firewall ativado por padrão.

Primeiramente criei uma OU “ComputadoresSemFirewall”, movi o objeto referente a este computador em questão para esta OU recém criada e via GPMC criei uma nova GPO com Link para esta OU, configurei a GPO para desabilitar o Windows Firewall, realizei a atividade e depois retornei o computador para a sua OU original.

Abaixo segue o passo a passo a respeito da configuração de uma GPO destinada a desabilitar o Windows Firewall.

1 – Execute o Group Policy Management Console

2 – Navegue até a OU desejada, no meu caso “ComputadoresSemFirewall”

3 – Botão direito nesta OU e clique em Create a GPO in this domain, and Link it here

4 – Defina um nome para esta GPO e clique em OK

5 – Com a GPO criada, clique com o botão direito na mesma e depois em Edit

6  -Navegue por

  • Computer Configuration
    • Policies
      • Administrative templates
        • Network
          • Network Connections
            • Windows Firewall
              • Domain Profile

WU

7 – Clique em Windows Firewall: Protect all network connections, defina a opção Disabled e depois clique em OK.

8 – Caso você tenha acesso fisico ao computador, você pode forçar manualmente a aplicação das politicas utilizando o comando gpupdate /force ou você pode aguardar o ciclo de replicação do AD que vai variar de acordo com seu tamanho., da quantidade de objetos, sites, domain controllers.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.