Entrevistamos Camillo Di Jorge, presidente da ESET Brasil

Olá pessoal,

hoje eu trago para vocês uma interessante entrevista com o Camillo Di Jorge, presidente da ESET Brasil, empresa fornecedora de soluções de segurança, como antivírus para PCs e servidores. O foco desta entrevista foi a fragilidade na proteção quanto à ameaças em ambientes domésticos e no mercado e micro e pequenas empresas.

CDR_9223

Quais são as recomendações efetivas para o usuário final com relação à prevenção de malwares?

Camillo: É aconselhável que o usuário final trabalhe em três pilares:

* Acompanhar publicações sobre o tema de segurança da informação, para estar bem informado sobre novos golpes e ameaças que surgem a cada dia

* Ter bom senso sempre que estiver se comunicando por meios eletrônicos. Muitos golpes e ameaças digitais valem-se de descuidos das vítimas como porta de entrada em seus dispositivos (o que chamamos de Engenharia Social)

* Ter uma boa solução de segurança instalada. Além de ser uma retaguarda do item anterior (i.e.: bom senso), protege de outras ameaças que se propagam sem depender de qualquer interação com o usuário (vide o WannaCry ou Petya)

Há uma enorme variedade de ameaças digitais, portanto é importante que o usuário entenda os três pilares como mutuamente complementares, ao invés de confiar apenas em um ou outro item.

Vivemos em uma realidade onde a oferta de tecnologia é imensa e grandes empresas possuem área de TI que podem auxiliar e fazer toda a preparação para o uso desses recursos, mas e no caso do usuário final seja em cunho pessoal/doméstico seja no de pequena empresa onde essa preparação é mínima ou inexistente? Como proceder?

Camillo: Essa é a realidade da maioria da população e também onde grande parte das ameaças cibernéticas estão concentradas. Nesse caso, o usuário deve procurar soluções de segurança que sejam simples de gerenciar, auto-explicativas e, acima de tudo, eficaz e eficiente.

A ESET oferece produtos totalmente adaptados ao público brasileiro, com interfaces em português, além de não pesar na máquina, porque o usuário só deve notar a presença da solução quando uma ameaça é combatida. Não há nada pior do que o usuário ter que desabilitar uma solução para poder utilizar suas aplicações, porque nesse caso, sim, estará muito exposto às ameaças.

Ainda considerando um ambiente doméstico. Vamos imaginar um cenário comum de uma residência onde temos pelo menos um computador, um notebook, um tablet, telefones celulares, televisão inteligentes, todos conectados à internet, acessando e compartilhando recursos. Quais as melhores práticas com relação à proteção contra malwares neste caso? Não seria uma complexidade muito grande para o usuário final? Existe a necessidade de se ter um técnico/consultor de confiança?

Camillo: Esse é um cenário cada vez mais comum e que tende a se tornar ainda mais complexo no futuro. É importante proteger cada um desses dispositivos, principalmente aqueles utilizados para navegar na internet.

Dependendo do número de dispositivos e do valor das informações acessas por eles, pode ser necessário medidas de segurança mais estruturais, como segregação de redes, por exemplo. Nesse caso, sim, seria aconselhavel contar com a assessoria de um técnico/consultor de confiança.

Tendo em vista cenários como esse, a ESET oferece soluções para PCs e dispositivos móveis que são compatíveis com diferentes sistemas operacionais.

Quais soluções a ESET oferece para este mercado doméstico e Micro, pequenas e médias empresas?

Camillo: A ESET oferece soluções para todos estes mercados de acordo com as necessidades de cada um.

Para o mercado doméstico, por exemplo, a empresa oferece a Solução de Segurança “Tudo em Um” que protege seus equipamentos, transações e as crianças com funções como Controle Pais e Controle Webcam e Roteador que impedem o aceso a sites impróprios e apresenta uma mensagem de alerta caso alguém tente acessar sua webcam além de revisar a segurança de sua rede e controlar quem está conectado à ela. Além de segurança contra ataques. (www.eset.com.br/purchase/residencial )

Já para micro empresas, há o ESET Home Office Security Pack com soluções para empresas com até 10 computadores como Antivírus, Controle de Acesso Web, Administração Remota, Controle de Dispositivos, Firewall (que filtra o tráfego de rede) e Antispam. (www.eset.com.br/purchase/empresarial ).

Há também o ESET Small Business Security Pack, para empresas com 15 a 50 computadores que inclui as funções Controle de Dispositivos, Administração remota e Proteção para servidores de e-mail além das funções da solução ESET Home Office Security Pack.

E para empresas que necessitam de ainda mais segurança há a ESET File Security, que oferece proteção para os dados que passam pelo servidor de arquivos da empresa. O produto utiliza o renomado motor de rastreamento ESET NOD32® em seu núcleo e combina detecção em alta velocidade, performance sem contratempos e estabilidade para garantir um nível sempre alto de segurança.

Para mais informações acesse: www.eset.com.br

Com relação especificamente à categoria de Malware Ransomware, quais as recomendações da ESET, pois muitos ainda pagam o resgate das informações e não as recebem. Como lidar com essa situação?

Camillo: Essa é uma preocupação que deve preceder a infecção. Depois que os arquivos já foram comprometidos, aconselhamos a não pagar, primeiramente porque não se sabe se efetivamente os dados serão recuperados, além disso, de tempos em tempos muitas são descobertas falhas em famílias de ransomware que permitem lançar software capazes de recuperar os dados gratuitamente e, por fim, porque isso gera maior incentivo ao cibercrime para continuar com esse tipo de ataque.

No entanto, para evitar passar por essa situação é importante ter um backup atualizado dos dados (que não esteja conectado à máquina, porque senão ele também sera criptografado), ter instalada uma boa solução de segurança, e se concentrar nos três pilares citados anteriormente. A ESET preparou uma página especialmente esse tema que possui maior detalhamento dessas informações: http://www.eset.com.br/kit-antiransomware

Eu espero que tenham gostado e deixem suas sugestões de temas e pessoas que na medida do possível eu vou procurar trazer mais entrevistas como esta para o blog,

Até a próxima!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.