Habilitando o protocolo SMB1 no Windows 10 utilizando Powershell

O protocolo SMB1 vem desabilitado por padrão no Windows 10 por motivos de segurança. Porém muitos dispositivos um pouco mais antigos ainda utilizam este protocolo para prover compartilhamentos de arquivos.

Em 2019 eu publiquei aqui no blog um post ensinando a habilitar o Suporte para compartilhamento de Arquivos SMB 1.0/CIFS através do Painel de controle do Windows. Hoje vamos habilitar o mesmo protocolo mas desta vez através de linha de comando, utilizando o Powershell.

Então temos a seguinte situação, cliente tentou fazer manualmente o mapeamento da unidade de rede que corresponde a um compartilhamento de arquivos realizado em um storage NAS da D-Link voltado para pequenas empresas.

Ao executar o comando net use no prompt de comando (CMD) para mapear a unidade de rede a mensagem de erro 384 (vejam na figura abaixo) foi exibida informando sobre a necessidade de habilitar o protocolo SMB no equipamento em questão, no caso um PC com Windows 10.

Erro 384 ao tentar fazer o mapeamento de rede utilizando o NET USE

Para habilitar o protocolo SMB1 via linha de comando, execute o Powershell como Administrador e rode o comando abaixo:

Enable-WindowsOptionalFeature -Online -FeatureName smb1protocol

Se o comando for executado com sucesso será exibida uma mensagem para reiniciar o computador conforme a imagem abaixo. Reinicie o computador e teste o acesso novamente.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.