Há um tempo atrás tive acesso ao livro “Manutenção de Notebooks” escrito pelo Eng. Arilson Bastos, renomado profissional na área de engenharia e eletrônica, professor universitário e autor de diversos livros. Achei o livro bastante interessante e recomendável para aqueles que atuam na área técnica de TI, até mesmo pela falta de opções de literatura sobre o tema aqui no Brasil.
Pois bem, entrei em contato com o autor e fiz uma rápida entrevista com ele. As respostas foram bem sucintas porém úteis. Vejam abaixo.
1 – Fale um pouco sobre o seu inicio na Informática e na atividade de manutenção de notebooks.
Trabalhei no centro de processamento de dados do exército (CPDEX) como oficial, com computadores de grande porte como Univac, Unisys e IBM. Eu implantei no CPDEX a seção de manutenção de microcomputadores e depois de notebooks.
2 – Há 10 anos atrás comprar um notebook era privilégio de poucos, por fatores como preço e até mesmo cultura das pessoas e empresas. Hoje em dia a situação mudou, a compra de notebooks muitas das vezes precede a de um desktop. Você vê uma grande oportunidade de negócio para os técnicos especializados? Os grandes fabricantes suprem toda a necessidade do mercado?
Vim das gerações anteriores e hoje o técnico de informática tem futuro na manutenção de noitebooks.
3 – Pesquisas mostram que a venda de Tablets aumentam vertiginosamente no Brasil. Um técnico em manutenção de notebooks pode expandir sua atividade também para este tipo de equipamento? A manutenção é mais complicada?
Os tablets são os equipamentos de hoje, portanto é só se especializar que renderá lucro.
4 – Uma das grandes dificuldades do técnico que trabalha com manutenção de portáteis é com relação aos componentes e peças. Como proceder? Existem fornecedores recomendados?
O problema hoje é exatamente a reposição de componentes, pois existe uma diversificação muito grande de marcas no Brasil e é difícil adquiri-los.
5 – Quais suas recomendações para os leitores que desejam trabalhar com manutenção de notebooks e tablets?
Perseverança, sempre estudando.
Não li o livro, mas pelos tópicos abordados (13) é excelente. Vou encomendar um para meu uso pessoal.