SegInfocast 41 – Ransomware

seginfocast-150x150SegInfocast #41 – Faça o download aqui. (19:17 min, 13,3 MB)

Neste episódio eu entrevistei pela segunda vez Carolina Bozza, Country Manager da CyberArk, profissional com mais de 10 anos de experiência no mercado de TI. Neste podcast o tema abordado foi ransomware.

O que é “Ransomware”?

Carolina explica que é uma ameaça que sequestra uma máquina através de uma infecção simples, normalmente comprometida por um phishing ou exploração de vulnerabilidade. Após o comprometimento do computador, o próximo passo é criptografar as informações, de modo que esteja acessível somente com uma chave, chave esta em poder do criminoso.  Então, é exigido um pagamento de resgate para descriptografar as informações da vítima, porém ainda assim, sem nenhuma garantia.

Por que é um ataque de tanto sucesso?

Os criminosos utilizam-se de técnicas já conhecidas como o phishing, mas a diferença é a mudança do foco nos ataques. Antes, eram as grandes empresas, agora são as pequenas empresas e usuários domésticos, que, em muitos casos, convivem com máquinas desatualizadas e sem cópias de segurança das informações – um terreno propício para um ataque bem sucedido.

Por que após tantos avanços ainda existe esse tipo de ameaça?

Embora as técnicas de proteção contra phishing e malwares tenham avançado significativamente, o fator humano ainda é o ponto que permite o sucesso do ransomware, já que o tema conscientização em segurança da informação não é muito difundido entre os usuários.

Quais as melhores práticas para mitigação desse tipo de ataque?

A melhor prática para mitigar é a cópia de segurança (backup) das informações, preferencialmente em mais de uma fonte, além da manutenção segura dos sistemas e aplicações.  No âmbito corporativo, há soluções de controle de elevação de privilégios e de execução de aplicações,

Carolina Bozza tem mais de 10 anos de experiência em TI. Atualmente trabalha como Country Manager da CyberArk. Foi coautora da publicação: “Guia de Segurança para e-Commerce”. Já palestrou em vários eventos no Brasil como SecureBrasil, Roadsec, MindTheSec, SecurityDay, BHack entre outros.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: