Olá pessoal,
Quem acompanha a minha carreira, o meu trabalho, sabe que sempre atuei em ambientes de missão crítica, empresas grandes, datacenters enormes e sempre me questionei quanto à falta de opções/empresas/consultoria para o mercado de micro e pequenas empresas no Brasil. Devido a isso, já fazem alguns anos, eu venho atuando junto à este mercado chamado PME, desenvolvendo soluções e projetos, baseados na minha experiência no mercado de empresas de grande porte, mas com soluções realmente profissionais, adequadas e específicas para aquela empresa, seja de qual tamanho for, ou para aquele profissional liberal que depende do computador para trabalhar e desenvolver o seu negócio.
Pois bem, dentro desse pensamento, um dos principais itens, se não for o principal, que o Consultor de TI deve se atentar ao iniciar o atendimento a este tipo de cliente é a questão do backup e restauração de dados. Muitas das vezes a micro empresa possui apenas um computador e não duvidem, se trata de um cenário bastante comum, ainda mais com a proliferação de empresas do tipo Micro Empreendedor Individual (MEI). Muito provavelmente neste computador está a empresa como um todo, e-mails, arquivos, algum sistema de apoio, enfim, está tudo ali e perder esse equipamento seria uma catástrofe para este cliente.
O Veeam Endpoint Backup 1.5 é uma solução simples porém completa, robusta, confiável e de fácil utilização e que vem auxiliar o consultor de ti neste tipo de cenário, não somente para micro e pequenas empresas bem como para clientes domésticos. Na minha opinião é uma solução indispensável para todo técnico, analista e consultor de TI e que pode ser uma grande oportunidade de negócio, pois você pode automatizar os backups e receber os e-mails de alerta a cada backup feito.
Querem saber o valor da ferramenta? Grátis! Sim, isso mesmo. A Veeam disponibiliza esta ferramenta gratuitamente.
Neste post eu vou descrever o passo a passo da instalação, configuração e execução do backup de um desktop com Windows 10 utilizando o Veeam Endpoint Backup 1.5.
Cenários de utilização
- Computadores e notebooks domésticos
- Computadores e notebooks de profissionais liberais e pequenas empresas
- Servidores em pequenas empresas
Requisitos de sistema para instalação
CPU: Processador x86/x64
Memória: 2 GB de RAM
Disco rígido:150 MB de espaço livre em disco para a instalação do produto
SO: Versões de 32 e 64 bits de:
• Microsoft Windows 7 SP1 ou mais recente
• Microsoft Windows Server 2008 R2 SP1 ou mais recente
Modo de operação
Podemos agendar backups automáticos do sistema inteiro ou de pastas e volumes específicos baseados na necessidade. Também é possível executar backups completos autônomos de forma manual e pontual.
Os backups criados com o Veeam Endpoint Backup FREE podem ser salvos em um dos seguintes locais:
- Dispositivos de storage externo (por exemplo, disco rígido USB)
- Pasta compartilhada na rede
- Repositório do Veeam Backup & Replication™
Instalação
Primeiro, acesse o site do produto e faça o download. Descompacte o arquivo abaixado e execute o VeeamEndpointBackup_1.5.0.306
Abaixo vou demonstrar a sequência de instalação. Nesta primeira tela clique em “I agree..” e em Install
Na tela seguinte, o instalador já identifica que existe um drive USB conectado ao PC, no meu caso, um HD externo SAMSUNG de 1 TB. Cuidado pois podem estar conectados HDs externos, pen drives e ou cartões de memória que se forem selecionados serão formatados. Muita atenção quanto a isso. O ideal é selecionar o local onde o backup será armazenado após a instalação ter sido finalizada, então clique em “Skip this…” e em Next.
Aguarde o processo de instalação e se tudo correr bem a tela abaixo será exibida. Agora precisamos criar uma mídia de recuperação do computador, que será utilizada para iniciar o PC no caso do Windows estar inoperante e ser necessária restauração de todo o sistema. Neste caso, eu vou utilizar o próprio HD externo de 1 TB onde o backup será armazenado como mídia de recuperação. Clique em “Run Veeam Recovery Media creation wizard” e em Finish.
Em Create Recovery Media, selecione o dispositivo que será configurado como mídia de recuperação. No meu caso, o HD externo de 1 TB (Unidade D:\) e clique em Next.
Será exibida a confirmação que o disco USB será formatado. Clique em Yes para prosseguir.
Em Ready to Apply, confirme que o disco USB correto está selecionado e clique em Create.
Aguarde o progresso de criação da mídia e clique em Finish.
Configuração do Backup
O Veeam Endpoint já está instalado e a mídia de recuperação criada, agora vamos configurar o backup do computador. Com o aplicativo aberto, clique em Configure Backup.
Em Backup Mode, três opções, Entire computer, ou seja o computador inteiro, que a própria ferramenta recomenda, Volume level backup, onde podemos selecionar um volume especifico (C:\, D:\, E:\…) e File level backup onde pastas e arquivos podem ser selecionados individualmente para backup. Após selecionar clique em Next. Neste exemplo selecionei a primeira opção.
Em Destination, defina onde o backup do computador será armazenado, as opções são Local storage (disco local), Shared folder (pasta compartilhada na rede) ou Veeam Backup & Replication repository, sendo que nesta última opção, esta solução deve estar implementada e o computador cujo backup está sendo configurado deve estar no mesmo segmento de rede que o servidor que mantém o repositório. Selecione uma das três opções e clique em Next. No meu exemplo, selecionei a primeira opção pois separei um HD de 1 TB citado anteriormente para isso.
Em Local Storage, selecione a unidade e o diretório onde o backup será armazenado. Note que o HD externo que eu havia selecionado foi formatado e está agora com uma unidade VEEAMRE (D:\) que é bootavel e a unidade F, para onde o backup será configurado. Será criado o diretório F:\VeeamBackup\. Após definir a unidade clique em Next.
Em Schedule, defina a periodicidade do Backup e também as configurações de evento e tempo de backup. Após isso clique em Save.
Em Summary, verifique as configurações definidas ao longo do wizard e clique em Finish. Por padrão, a opção “Run the job when I click Finish” vem marcada o que significa que o Backup será iniciado assim que o wizard for finalizado.
Backup sendo inicializado. Aguarde todo o processo.
Backup finalizado. O interessante é que depois que um backup completo inicial for concluído, o Veeam Endpoint Backup FREE realiza backups incrementais, copiando apenas os dados novos ou modificados desde o último backup realizado. Além disso com a a deduplicação e compactação integradas, o backup será otimizado tanto no tempo quanto na questão do espaço em disco.
Restauração de dados
Para restauração de dados a partir do Windows basta clicar no job de backup, por exemplo, na tela acima, clique em 1 hour ago e será exibida a tela abaixo. Em Restore point details, são exibidas as informações sobre o job e temos duas opções, Restore Files, para recuperação de arquivos e pastas individuais e Restore Volumes, para recuperação de unidade como C:\, D:\ e assim por diante. Selecione uma das duas opções e siga adiante.
Caso seja necessária a restauração completa do computador será necessário efetuar o boot através da mídia de recuperação. Este procedimento eu abordarei em um futuro próximo.
Republicou isso em GRPTI – Gestão TI.