Entrevista da semana: Gabriel Silveira (Toca do Tux)

Olá pessoal,

Na entrevista desta semana eu conversei com o amigo Gabriel Silveira, que atua como administrador de sistemas, professor de inglês (ou ex), interprete, tradutor, consultor em finanças pessoais, também traduziu o manual de instalação da distribuição Funtoo Linux e possui os canais e blogs Toca do Tux e Resenha Nerd.

O Gabriel tem o mesmo defeito que eu, adora computadores e máquinas antigas! Vamos prestigiar o trabalho dele e acompanhar suas atividades. Então conheçam o entrevistado da semana!

Gabriel Silveira

1 – Como surgiu o seu interesse por computadores e como você começou na área de TI?

Acho que foi  algo natural me interessar por tecnologia uma vez que gostava de vídeo games. Já o começo na área de TI também envolveu meu gosto pela coisa.

2 – Fale um pouco sobre o seu trabalho e projetos atuais.

Meu canal e blog Toca do Tux é voltado ao compartilhamento de conhecimento sobre o sistema operacional Linux contato sua história, apresentando curiosidades e analises. Já o Resenha Nerd é mais voltado ao debate de coisas como filmes, jogos, séries, quadrinhos e desenhos. Anteriormente eu tive um blog chamado Linux TechHacks, mas que ninguém conhece ou dava importância rsrs

3 – Como foi o seu processo de adoção ao sistema operacional Linux?

Eu conheci Linux através do Mandrake Linux (uma distribuição francesa), mas eu não tinha muito interesse pelo sistema operacional uma vez que não tinha jogos (eu sim posso dizer a época que Linux não tinha jogos). Mas quando conheci o Kurumin Linux, a minha visão mudou (eu tinha um sistema seguro, estável, multitarefa real, mais fácil de instalar do que o Windows e que ainda rodava jogos de emuladores). Depois comecei a estudar como o sistema realmente funcionava ao ver que ele realmente era tão poderoso e de lá para cá meu estudo e ganho de conhecimento não tem fim.

4 – Qual ou quais distribuições Linux você recomenda e porquê?

Depende muito do que pretende aplicar. Para servidores eu recomendo Debian, Ubuntu Server, CentOS (ou RHEL caso pretenda contratar o serviço); desktops eu recomento alguma baseada no Ubuntu como o Ubuntu Mate, KDE Neon. Depende muito do que vamos aplicar.

5 – Qual a importância para você do trabalho junto à comunidade técnica? Você costuma participar de eventos?

O compartilhamento de conhecimento uns com os outros. Participo de eventos com bastante frequência, principalmente os de fora do país (como o FOSDEM) que é onde adquiro uma grande fonte de riqueza de conhecimento.

6 – Sabemos que a área de TI é bastante dinâmica. Como você faz para manter-se atualizado? Quais revistas, livros, cursos online, sites ou blogs você recomenda? 

Geralmente me inscrevo em sites de noticias e vou a eventos. Revistas eu indico a Linux Magazine; livros existem vários como Descobrindo o Linux; cursos tem vários também como a LFC da Linux Foundation, Linux da Cisco, Red Hat Certification e muitos outros. Sites e blogs eu recomendo o Toca do Tux. Conhece esse? É bom hein, esse eu recomendo rsrs

7 – Você é um profissional da área de suporte, que precisa realizar testes e demonstrações. Conte os equipamentos que você possui e utiliza no seu trabalho. Você possui um Home Lab? 

Esse é um xodó velho que eu tenho. Um Power Mac G4 que roda com um processador PowerPC feito pela IBM e a Motorola.

WhatsApp Image 2018-08-01 at 16.20.21

Esse é um projeto parado que tenho. Um PC velho (Core2Duo E8400 com 4GB de Ram DDR3 de 13000). É para fazer testes e ver se dá para montar um computador velho com Linux para rodar jogos.

WhatsApp Image 2018-08-01 at 16.22.30

Esse é o meu xodó e principal. Fx 8300, 8 GB de Ram ddr3 de 16 GB, SSD corsair de 120GB e dois HDs da Hitachi. Ele está aberto no momento por estar renderizando um video no exato momento.

WhatsApp Image 2018-08-01 at 16.24.11

E esse é da empresa Endless Machine que faz computadores para países emergentes.

8 – Como você vê o mercado para profissionais de suporte e infraestrutura de TI? Ser generalista ou especialista?

Honestamente é preciso as duas coisas. Precisamos ter base de conhecimento de infraestrutura geral e especializar-nos em alguma parte. Por exemplo, dou suporte a Linux, Windows e Mac OS sem nenhum problema, mas possuo a minha especialidade em Linux (observação para os leitores: Apesar da minha preferencia por Linux, mencionei especialidade, não preferencia).

9 – Você é um entusiasta de games? Se sim, costuma jogar em quais plataformas?

Games

R – Bom, fui muito entusiasta no passado ao ponto de criar um emulador para Windows através de uma hack (não me pergunte como fiz pois já não me lembro mais rsrs Muitas hacks que fiz eu me lembro da situação mas não de como realizei aquilo). Depois de um tempo larguei por causa de trabalho e estudos mas o gosto pela coisa me trouxe de volta ao estudar sobre o processador J-core que ainda será lançado. Ultimamente jogo muito na Steam no Linux (não possuo licença do Windows. Vou ter que dar o jeito de conseguir uma pois gosto muito de Killer Instinct. Tiro o chapéu para a Microsoft por ter relançado esse game) e jogo também no Dreamcast (sou apaixonado por esse console e vejo o Xbox como um filho do Dreamcast. Mais uma vez tiro o chapéu para a Microsoft), no Super Famicom e emuladores.

10 – Por fim, divulgue seus canais de comunicação na internet e como os leitores podem entrar em contato com você (Blog, Twitter, Linkedin, Facebook, site…)

Quero antes agradecer a oportunidade de poder ter participado dessa entrevista:

https://www.youtube.com/user/tocadotux

http://www.tocadotux.com.br/

http://www.resenhanerd.com/

https://www.linkedin.com/in/tocadotux/

https://twitter.com/tocadotux

http://google.com/+tocadotux

https://www.instagram.com/toocadotux/?hl=pt-br

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: