Entrevista da semana: Dionatan Simioni (Diolinux)

Olá pessoal,

DionatanSimioniNa entrevista desta semana eu conversei com o Dionatan Simioni que é professor, blogueiro, escritor, YouTuber, criador do blog/canal Diolinux, da DioStore e do Diolinux EAD. Recentemente criou o canal Digital Job, onde aborda assuntos referentes a trabalho remoto, home office, marketing digital e tudo o que envolve essa atmosfera do empreendedorismo moderno.

Eu acompanho há bastante tempo o trabalho do Dionatan e inclusive sou um dos apoiadores do Diolinux, vamos então conhecer melhor o entrevistado da semana!

1 – Como surgiu o seu interesse por computadores e como você começou na área de TI?

Tenho interesse em “eletrônicos” desde criança, o primeiro curso que lembro de ter feito foi um chamado de “Radiotécnico e eletrônica”, há muito tempo atrás. Sempre gostei de entender como as coisas ao meu redor funcionam e o porque delas funcionarem de tal modo, a pergunta que vinha logo à seguir era: como posso configurar para que atue como eu quero? Comecei a me envolver com TI mesmo na época do curso técnico em informática, onde tive o meu primeiro contato com Linux, inclusive.

2 – Fale um pouco sobre a sua trajetória profissional e projetos atuais.

Desde que entrei no setor de tecnologia, por assim dizer, sempre estive envolvido com educação, dei aula (e ainda o faço) por muitos anos, dos assuntos mais diversificados dentro da área de tecnologia, geralmente ensinando as pessoas a terem seus primeiros contatos com cada área, como manutenção de computadores e hardware, design e administração.

Paralelamente eu escrevia o blog Diolinux, que acabou ganhando corpo e se tornou uma das minhas atividades principais, juntamente com o canal, que surgiu alguns anos depois. Para sustentar toda essa estrutura eu comecei a estudar gestão de negócios e marketing (especialmente marketing digital) e dessa forma, criamos serviços e produtos que compõem este escopo e ajudam a manter tudo funcionando, caso da DioStore por exemplo.

3 – Como foi o seu processo de adoção ao sistema operacional Linux? Qual ou quais distribuições Linux você recomenda atualmente e porquê?

Quando eu comecei não havia muito conteúdo “mastigado” na internet como há hoje em dia, vídeos então, eram uma raridade! Por conta disso eu li muitos fóruns, muitos manuais, algo que pode ser considerado opcional atualmente.

Como toda mudança, eu tive problemas de adaptação, mas com paciência e dedicação me adaptei e até passei a ser mais produtivo. É difícil dizer qual distro Linux eu recomendo, porque depende um pouco do perfil da pessoa e principalmente, o que ela pretende fazer com Linux, visto a versatilidade do software.

Para uso em desktop, creio que o Linux Mint seja uma opção muito segura de se apontar. Mas Ubuntu, Deepin e Manjaro também pode ser boas opções, no entanto, como mencionei, depende um pouco do objetivo, CentOS, Debian, Ubuntu Server e SUSE podem ser ótimos para servidores também, e por aí vai, é necessário fazer um estudo de caso e geralmente você encontrará mais de uma resposta.

4 – Linux, Mac OS ou Windows?

Por que não, os três? E ainda inclui o BSD. 🙂

5 – Qual a importância para você do trabalho junto à comunidade técnica? Você costuma participar de eventos?

Costumo participar de alguns eventos, dou palestras eventualmente, este ano foi, de longe, o que eu mais ministrei palestras, o que me deu a oportunidade de conhecer vários locais diferentes no Brasil, mas apesar de eu estar sempre em contato com os profissionais de alto nível, meu trabalho é focado no público maior, que é o que, na minha opinião, precisa de mais ajuda, que são as pessoas mais leigas nos assuntos referentes a tecnologia.

6 – Sabemos que a área de TI é bastante dinâmica. Como você faz para manter-se atualizado? Quais revistas, livros, cursos online, sites ou blogs você recomenda?

Depois da invenção da “hashtag” ficou fácil encontrar conteúdo por tópicos, eu costumo adicionar todo site que eu acho interessante no meu aplicativo de feed e faço uma leitura geral todos os dias, então não tenho nenhum favorito especificamente, posso apontar o OMG!Ubuntu, gosto da organização do conteúdo por lá, assim como o próprio site Linux.com, que geralmente oferece conteúdo mais voltado para o lado empresarial do Open Source. Livros e revistas não são a minha principal fonte, apesar de ter lido alguns livros já na área, prefiro usar os livros para aprender outros conteúdos que não tecnologia. Tecnologia é algo muito dinâmico e literalmente pode mudar de um dia para o outro, livros tem essa desvantagem, uma vez impresso, o conteúdo permanece, por isso prefiro manuais online neste sentido, reservo os livros para o aprendizado de ciências humanas, astronomia e física, literatura convencional fictícia, negócios e finanças.

7 – Você produz reviews, realiza testes, demonstrações e não deixa de ser um profissional da área de suporte. Conte sobre os equipamentos que você possui e utiliza no seu trabalho.

São vários equipamentos diferentes, definitivamente. Dois desktops, um com Linux Mint 19 e Linux Mint 18.3, outro com SteamOS, Windows 10 e Ubuntu 16.04 LTS, cinco Notebooks, um com ChromeOS, Deepin 15.6 e KDE Neon, outro com openSUSE, outro com Linux Mint 18.3 e dois com Windows 10, temos alguns tablets e alguns smartphones também, todos Android no momento, até pouco tempo tínhamos um Macbook PRO também, mas que foi vendido.

8 – Como você vê o mercado para os profissionais de TI que queiram fazer como você, ou seja, produzir conteúdo e trabalhar com Internet com mídias como blog, youtube ou cursos online?

Existe uma única forma de você conseguir “vender o seu peixe”, seja lá o que você venda, às vezes é um produto, às vezes é você mesmo, como profissional. As pessoas precisam saber da sua capacidade, você pode tomar o caminho mais tradicional e longo e realizar algo grandioso em nome de uma empresa e esperar que ela lhe reconheça, ou pode mostrar o seu potencial por conta própria através da internet. Não que o segundo seja um caminho curto, mas ao menos ele depende só de você.

Atualmente as pessoas estão mais independentes no que tange o trabalho, o sonho de muitos é trabalhar em “Home Office” e a tecnologia, de forma geral, é um setor que permite isso. Na minha opinião, compartilhar o seu conhecimento é a única forma de torná-lo realmente útil ao mundo, seja através de um tutorial, seja através de produto útil que você crie com ele.

Produção de conteúdo, falar ao público, atualmente são habilidade muito cortejadas por qualquer empresa, se eu for observar duas pessoas para contratar com habilidades simulares, mas em uma eu encontre essa habilidade de comunicação, certamente focarei minha atenção na pessoa que se comunica melhor.

9 – Você é um entusiasta de games? Se sim, costuma jogar em quais plataformas?

Eu diria que sim, gosto de acompanhar um pouco do mundo dos games, mas acompanho mais do que jogo. Atualmente jogo no PC (Linux), jogos competitivos como Rocket League, e jogo no Android, Yu-Gi-Oh! Duel Links, são jogos que jogo há mais de um ano, também tenho consoles, Xbox e PlayStation, mas atualmente só estão pegando poeira. Tenho uma máquina com o Windows que eu costumava jogar alguns títulos exclusivos da plataforma que eu não tinha nos consoles, ou que eram mais baratos no PC, como o FIFA e o MKX, mas até mesmo o meu Windows está sendo pouco usado para jogos.

10 – Por fim, divulgue seus canais de comunicação na internet e como os leitores podem entrar em contato com você (Blog, Twitter, Linkedin, Facebook, site…)

Acho que tudo se resume ao: www.diolinux.com.br

Provavelmente por lá as pessoas encontrarão de tudo, mas para listar algumas:

blog: www.diolinux.com.br

canal: youtube.com/Diolinux

Instagram: dionatan_simioni

Twitter blog: @blogdiolinux

Twitter pessoal (uso muito pouco): @dionatanvs

e-mail comercial do blog: blogdiolinux@gmail.com

Fan Page: facebook.com/blogdiolinux

Perfil FB: facebook.com/dionatan.vs

Creio que seja isso, muito obrigado!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: