Troubleshooting Exchange 2007 – Erro 451 4.4.0 Primary target ip address responded with: 421 4.2.1 Unable to connect

Seu cliente reporta que os e-mails enviados via Exchange corporativo não estão sendo entregues a destinatários externos, apenas internos. Primeiro passo, verificar as filas de e-mails (Exchange Management Console – Toolbox – Queue Viewer).

Verifique a fila correspondente aos e-mails de saída para Internet ou um domínio específico e verifique se o erro abaixo está sendo exibido.

451 4.4.0 endereço IP de destino Primária respondeu com: “421 4.2.1 Não é possível conectar

Em caso positivo será necessário identificar o próximo salto (hop), pois a causa raiz do incidente provavelmente está neste, que é o responsável pela entrega nas mensagens externas. Para isso vamos abrir o Exchange Management Shell (All Programs – Microsoft Exchange Server 2007).

Considerando que a empresa possui apenas um servidor hub transport, utilize o comando abaixo:

Get-Queue | FL Identity,LastError,MessageCount,NextHopDomain

Identifique na fila que está com problemas o host em NextHopDomain. Feito isso, são necessários testes de conectividade e resolução de nome como ping, nslookup. Se houver algum problema neste sentido, muito provavelmente a causa raiz do incidente está identificado. Se a conectividade e a resolução de nomes estiverem ok, vamos testar a conexão via telnet ao Servidor NextHop para confirmar se o mesmo está com problemas. Se chegamos a este ponto muito provavelmente a conexão não será realizada.

telnet servidor_nexthop 25

Se houver falha na conexão será exibida a mensagem abaixo.

Connecting To servidor_nexthop…Could not open connection to the host, on port 25: Connect failed

A partir daí verifique se o SMTP está operacional no servidor de destino (nexthop), se o Firewall nativo do Windows está bloqueando, se o seu provedor está online e também se o seu servidor Exchange caiu na lista negra.

Neste último caso a Microsoft disponibiliza o Microsoft Remote Connectivity Analyzer para realização de diversos testes de conectividade.

Msremoteconnectivityanalyser

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.